Banca de DEFESA: MARIANA SEVERIANO PEREIRA

DISCENTE : MARIANA SEVERIANO PEREIRA
DATA : 03/06/2024
LOCAL: Bloco F - Sala 106

A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NA ADOÇÃO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA ARGENTINA, NO BRASIL, NO CHILE, NA COLÔMBIA E NO URUGUAI

Recursos Educacionais Abertos; Organismos Internacionais; Diretrizes; Método Comparado; Macrocategorias.

Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC). Os Recursos Educacionais Abertos são materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa, disponibilizados em licença aberta ou que estejam em domínio público. O objetivo geral da pesquisa é analisar em que medida a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) influenciam na adoção de políticas de Recursos Educacionais Abertos na Argentina, no Brasil, no Chile, na Colômbia e no Uruguai. Como objetivos específicos, busca-se: a) identificar as diretrizes e/ou recomendações para uso dos REAs disponibilizadas pelos organismos internacionais; b) conhecer as bases legais que fundamentam a adoção de REA nestes países; c) discutir se as diretrizes e/ou recomendações elaboradas pela Unesco e a OCDE estão sendo seguidas pelos governos. Inicia-se tratando sobre o contexto histórico dos organismos internacionais e sua influência exercida de forma global e com ênfase na América Latina. Ainda, expôs-se os fundamentos dos organismos internacionais de maior relevância para esta pesquisa, Unesco e OCDE. Como forma de adentrar aos conceitos relacionados aos Recursos Educacionais Abertos, foram apresentadas as devidas noções sobre as características históricas e contemporâneas do movimento e sua importância. Na sequência, aborda-se os caminhos metodológicos percorridos. A natureza se caracteriza como básica (Gil, 2022), é qualitativa em relação a abordagem do problema (Stake, 2011) e tem caráter exploratório quanto a realização dos objetivos. No que tange aos procedimentos técnicos, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental e de estudo comparado. De forma a cumprir o objetivo geral da pesquisa, adotou-se o método comparado de George Z. F. Bereday, para, a partir de seus princípios, analisar a atuação dos países e compará-los entre si. Visando atender aos objetivos específicos da pesquisa, foram identificadas as diretrizes elaboradas pela Unesco e OCDE que envolvem os REAs, sistematizando-as em quatro macrocategorias de atuação: sustentabilidade de projetos, incentivo ao acesso, disponibilização, adaptação, criação e redistribuição, capacitação dos interessados, políticas públicas, de segurança e educacionais. Ao fim, elencou-se as bases legais que envolvem os REAs em cada país investigado, relacionando-as com as macrocategorias sistematizadas. À luz do método comparado, percebeu-se que entre os países investigados, Brasil e Colômbia foram os países que desenvolveram o maior número de ações sobre REAs, atendendo a todas as macrocategorias elencadas. Na Argentina, no Chile e no Uruguai, número menor de ações foi encontrado, sendo atendidas três das macrocategorias pelos uruguaios e apenas duas pelos argentinos e chilenos. Quantitativamente, o Brasil foi o país que mais elaborou políticas de REAs, sendo encontradas 26 (vinte e seis) ações voltadas para o tema. Após, encontrou-se na Colômbia 18 (dezoito) iniciativas de REAs, na Argentina, 10 (dez) ações, no Uruguai, 6 (seis) políticas, e, por fim, no Chile, apenas duas. Portanto, após a coleta de dados e estabelecida relação com as recomendações dos organismos internacionais, concluiu-se que há influência dos organismos na criação de políticas, todavia, ainda são poucas as ações que tratam sobre REAs.

Presidente - 2322799 - AIRTON ZANCANARO
Interna - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Externo à Instituição - TEL AMIEL - UnB
Notícia cadastrada em: 30/04/2024 13:42