Banca de DEFESA: ANA CAROLINA BATISTA

DISCENTE : ANA CAROLINA BATISTA
DATA : 30/04/2024
LOCAL: Sala F-106, Bloco F

IMPACTOS DOS PROCESSOS FORMATIVOS NA CONSTRUÇÃO DA/S IDENTIDADE/S DOCENTE/S: O CASO DOS/AS EGRESSOS/AS DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO DO IFC

Formação continuada. Processos formativos. Identidade docente e profissional de egressos. Formação de professores. Autoavaliação na Pós-Graduação Stricto Sensu. Noção de impacto. Instituto Federal Catarinense.

A presente pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, na linha de pesquisa “Processos Formativos e Políticas Educacionais”. Apresentamos como Objetivo Geral desta pesquisa: analisar como a formação stricto sensu oferecida no Programa de Mestrado em Educação do IFC Camboriú impacta a construção da/s identidade/s docente/s dos/as egressos/as. Os Objetivos Específicos propostos são: Discutir os processos formativos, a formação continuada e a construção da/s identidade/s docente/s e profissional/is por meio dos autores que abordam essas temáticas no campo da educação; Identificar como os/as egressos/as do Programa de Mestrado em Educação do IFC Campus Camboriú percebem a formação acadêmico-científica possibilitada no contexto stricto sensu; Compreender os impactos da formação stricto sensu nos processos de inserção social e na construção da/s identidade/s docente/s e/ou profissional/is a partir da percepção dos/as egressos/as do Programa. Os principais autores que fundamentam essa pesquisa são: Dubar (2006), Vanzuita (2016) e Vanzuita, Raitz e Garanhani (2020) para abordar a questão das identidades profissionais; Nóvoa (2013) para tratar acerca da identidade docente; Demo (2015b) que discute sobre a formação com pesquisa e Trevisol e Balsanello (2023) que pesquisam sobre a autoavaliação na Pós-Graduação e o acompanhamento dos egressos. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, do tipo analítico descritiva e interpretativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2013), sendo realizada a partir de um estudo de caso (ANDRÉ, 2005; 2013). Para a coleta de dados realizamos um questionário semiestruturado que foi enviado para os/as 37 egressos/as do PPGE-IFC, obtendo-se um retorno de 21 respostas (21/37). As análises foram realizadas por meio da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011; FRANCO, 2005). Dentre os resultados analisados nesta pesquisa, compreendemos que a formação stricto sensu oferecida no Programa de Mestrado em Educação do IFC Camboriú impacta a construção da/s identidade/s docente/s dos/as egressos/as, uma vez que, os/as participantes destacam o conhecimento adquirido, o contato com a pesquisa, o desafio de ser trabalhador e estudante, as oportunidades recebidas a partir da formação construída, sendo que a maioria dos/as egressos/as demonstra interesse em buscar o Doutorado para continuar a sua formação.

Presidente - 2764188 - ALEXANDRE VANZUITA
Interna - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS