Banca de DEFESA: BARBARA DANIELE SCHULTZ

DISCENTE : BARBARA DANIELE SCHULTZ
DATA : 27/03/2024
LOCAL: IFC (Campus Camboriú – sala sala F-106) e via meet (link a ser repassado)

O INTELECTUAL JUAN RODRIGUEZ BECKER Y SILVA NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO (1922-1940): MATERIALIDADES DO CURRÍCULO  E APROXIMAÇÕES COM A ESCOLA NOVA

Trajetória do intelectual. Resumos didáticos. Currículo. Cultural Material Escolar.

A presente pesquisa se insere na área da história da educação, tendo como objeto de investigação o currículo e suas materialidades, a partir da produção e ações do intelectual Juan Rodriguez Becker Y Silva. Apresenta como objetivo central analisar a produção do intelectual Juan Rodriguez Becker Y Silva,  sobretudo, o Resumo Didático (BECKER Y SILVA, 1940), como fonte matricial de investigação sobre a materialização do currículo praticado em escolas que atuou no Brasil, no período de 1922 a 1940. Como questão-problema se propõe a responder: Como compreender a materialidade do currículo, a partir da produção do intelectual Juan Rodriguez Becker Y Silva, com destaque para o Resumo Didático (1940), e da sua aproximação com os ideais da Escola Nova? Becker Y Silva, trata-se de um professor pouco conhecido e explorado na história da educação brasileira, no entanto, devido a algumas pesquisas e resultados de alguns trabalhos, constatou-se que ele possui contribuições relevantes e que proporcionaram acontecimentos de visibilidade para o debate educacional, que, nos últimos meses percebeu-se o surgimento de novos documentos e pesquisas atreladas ao seu nome. Está representado nessa dissertação pela figura de um professor e intelectual que atuou brevemente no Estado de Santa Catarina, como também se fixou em terras paranaenses ao fundar escolas, dirigir e criar um Instituto Secundário, nas primeiras décadas do século XX. Os materiais didáticos do referido professor apresentam-se como fontes matriciais de investigação sobre a materialização do currículo escolar, praticado nas escolas em que Juan Rodriguez Becker Y Silva atuou, e sua articulação ou aproximações com os ditames da Escola Nova, no sentido de refletir também acerca das inovações que a Escola Nova apresentou no cenário educacional e como o professor se apropriou de tais práticas e as representou. O estudo foi realizado a partir do currículo praticado, mais especificamente nos conteúdos abordados em materiais didáticos pelo referido professor, sobretudo, do Resumo Didático (1940), como também a partir dos Cadernos de Classe de Iniciação Gramatical de 1922, de Lauro Caldas, seu aluno na época. A concepção metodológica da pesquisa centra-se na história cultural, pelas referências da cultura material escolar, em estreita relação com a história das disciplinas escolares e dos conteúdos, cuja abordagem qualitativa possui a finalidade de reconstruir uma rede de significados quanto aos saberes escolares propostos por Juan Rodriguez Becker Y Silva, em um determinado tempo e espaço históricos. A pesquisa toma dentre as referenciais teórico-conceituais: Chartier, Sirinelli, Chervel e Stake e Bordieu. Designa-se Becker Y Silva como um professor, professor e intelectual, que em certos aspectos, se distingue e, em outros, se aproxima de tantos outros nomes da educação brasileira. Por ações e proposições, sugere-se então, o reconhecimento de um professor e intelectual comprometido com seu trabalho e engajado em assuntos pertencentes à educação e à sociedade paranaense e, por consequência, à realidade macro da nação brasileira no período em que atuou. Por isso, verifica-se o trajeto percorrido para o auxílio na compreensão do campo e do contexto educacional de um determinado período por meio de sua produção intelectual, como também em sua atuação de um professor itinerante, que se articula por seu posicionamento político e por suas redes de sociabilidade.

Presidente - 1843283 - SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
Externo ao Programa - 2103413 - AMAURI CARBONI BITENCOURT - IFCExterna à Instituição - MARIA APARECIDA CRISSI KNUPPEL
Notícia cadastrada em: 07/03/2024 13:16
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-02.sig.ifc.edu.br.sigaa02