Banca de DEFESA: LUANA THAIS NUNES DINIZ ALVES

DISCENTE : LUANA THAIS NUNES DINIZ ALVES
DATA : 18/03/2024
LOCAL: Sala F-106

AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LAGES SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS EM TEMPO DE PANDEMIA

Professor. Alfabetização. Pandemia. Prática pedagógica. Sistema Municipal de Educação de Lages.

Diante da pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, e da suspensão das atividades presenciais como medida de prevenção contra a propagação do vírus, professores precisaram se reinventar para dar continuidade às aulas de forma remota. Percebendo a alfabetização como uma importante e indispensável etapa da educação, e visto que esse tema ainda é recente, a presente dissertação, desenvolvida pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, na linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão, teve como objetivo analisar os impactos da pandemia de Covid-19 na prática pedagógica do professor alfabetizador do Sistema Municipal de Educação de Lages. Trata-se de um trabalho de natureza básica, com abordagem mista, tendo como metodologia a pesquisa descritiva e exploratória, utilizando como procedimentos técnicos a revisão bibliográfica e documental (Gil, 2022). A estratégia utilizada para a efetivação da pesquisa foi a realização de um Estado do Conhecimento em base de dados científicas. Pesquisa documental em portarias, decretos, comunicados, entre outros, que circularam no Sistema Municipal de Educação de Lages, também compõem esta dissertação. O estudo também se desenvolveu por meio de entrevista (Minayo, 2010) com um representante do setor de ensino dos anos iniciais, para buscar informações. Além disso, um questionário semiestruturado foi aplicado com dezenove professoras efetivas que atuaram como regentes em turmas de alfabetização nos anos iniciais (1º e 2º ano) em 2020 e 2021, abordando questões sobre práticas docentes utilizadas e os desafios enfrentados durante esse período. Os dados do questionário foram categorizados e analisados através da análise interpretativa para a escala Likert. Nos documentos, entrevista e questões abertas, foram utilizados alguns princípios da análise de conteúdo de Bardin (2016). O presente estudo ancorou-se na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (2014), tendo como referência a concepção de alfabetizar letrando de Soares (2004, 2020, 2021). Como fundamentação teórica, a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e os autores Saviani (2008, 2013), Libâneo (2008), Goulart, Gontijo e Ferreira (2017), Bordignon e Paim (2015), Souza (2021), Smolka (2017), Morais (2019), Borges (2019), Moran (2020), entre outros, que trouxeram contribuições para a pesquisa. Através do Estado do Conhecimento, conseguimos elencar desafios relatados por professores em áreas específicas, sendo estas: Tecnologia, Avaliação, Cultura, Social, Saúde, Econômica e Ambiental. Ao observar as percepções das professoras, os documentos e a fala da representante do setor de ensino, entendemos que não houve um debate e participação dos professores nas decisões sobre esse período em que passamos pela pandemia de Covid-19, fazendo com que estes se sentissem inseguros, o que trouxe desafios, mas também aprendizados, e a certeza de que os professores precisam ser valorizados e preparados para as demandas da sociedade atual, dispondo de recursos necessários para esse fim. Esperamos que esse evento traumático possa deixar lições sobre a importância de incentivo a políticas públicas voltadas para a alfabetização, bem como do diálogo entre professores, comunidade escolar, estudiosos e governo, promovendo discussões e valorizando estudos que mobilizaram pesquisadores ao longo do tempo.

Presidente - 2322799 - AIRTON ZANCANARO
Interna - 1431375 - ROSELI NAZARIO