Banca de DEFESA: CAROLINE CHAMPOWSKI CORRÊA

DISCENTE : CAROLINE CHAMPOWSKI CORRÊA
DATA : 26/03/2024
LOCAL: Sala F-106, Bloco F

GÊNERO E FORMAÇÃO INICIAL: A EXPERIÊNCIA DE MULHERES EM CURSOS DE LICENCIATURA DO IFC

Formação Inicial. Gênero. Mulheres estudantes. Instituto Federal Catarinense. Cursos de Licenciatura.

Este estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais. Cabe ressaltar que seu desenvolvimento foi financiado pelo programa de concessão de bolsas UNIEDU, do estado de Santa Catarina. A pesquisa teve como objetivo analisar como as relações de gênero são percebidas pelas mulheres em suas experiências de formação inicial em cursos de licenciatura do Instituto Federal Catarinense. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa em educação com viés analítico, descritivo e interpretativo (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; CRESWELL, 2010). O escopo teórico do trabalho está ancorado nos estudos feministas e de gênero, com destaque para as abordagens do feminismo marxista e da teoria crítica (SAFFIOTI, 2013; ARRUZZA, 2014; FEDERICI, 2019; HOOKS, 2019). Participaram da pesquisa doze estudantes de cinco diferentes cursos de licenciatura e campi do IFC: Pedagogia, Pedagogia com Ênfase em Educação do Campo, Matemática, Química e Ciências Agrícolas. Utilizamos como ferramenta de coleta de dados um questionário semi-estruturado on-line, a partir da plataforma Google Forms. Os dados, por sua vez, foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016; FRANCO, 2008). Verificou-se que as estudantes não tiveram muitas oportunidades de discussões sobre a temática de gênero no decorrer de sua formação inicial. As participantes indicaram que, mesmo tendo participado de atividades sobre relações de gênero em sua formação, sentiram falta do debate em momentos de aula. Existe um pequeno avanço nesse sentido nas propostas curriculares mais recentes dos cursos de licenciatura do IFC, a partir da inserção do componente denominado “Educação, Diversidade e Inclusão” nos eixos pedagógicos obrigatórios. Foi possível observar que os principais impactos das relações de gênero nos processos formativos das estudantes remetem a uma sobrecarga de atividades, como a conciliação dos estudos com o trabalho remunerado, trabalho doméstico e cuidado com os filhos. As múltiplas jornadas vivenciadas pelas licenciandas remetem a uma naturalização do cuidado e da manutenção do espaço doméstico como funções femininas. Os resultados e discussões apontam para uma necessidade de articulação de políticas institucionais e ações que considerem as vivências dessas mulheres dentro e fora do espaço do IFC ao longo de sua formação inicial.

Presidente - 2764188 - ALEXANDRE VANZUITA
Externa à Instituição - MARIA CLÁUDIA DAL’IGNA - Unisinos
Interna - 1715961 - MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
Notícia cadastrada em: 22/01/2024 09:20