Banca de DEFESA: GRACIANE TORRES AZEVEDO

DISCENTE : GRACIANE TORRES AZEVEDO
DATA : 30/10/2023
LOCAL: Sala F-106

Para além das atribuições legais: uma análise da função do supervisor escolar pelas vozes das supervisoras e professoras dos anos iniciais da Rede Municipal de Balneário Camboriú.

Supervisão escolar. Professores. Anos Iniciais. Função. Processos educativos.

O estudo que aqui desenvolvemos integra a linha de pesquisa “Processos Formativos e Políticas Educacionais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense – IFC, do Campus Camboriú e apresenta a Supervisão Escolar como objeto de investigação. Como objetivo principal, analisamos como é percebida a função do supervisor educacional pelas vozes das supervisoras e professoras dos Anos Iniciais da rede municipal de Ensino de Balneário Camboriú/SC. O estudo decorre da necessidade de uma discussão atualizada sobre a função desse profissional, uma vez que é parte fundamental do processo de ensino e aprendizagem. A abordagem teórico-metodológica adotada nesta pesquisa é fundamentada no materialismo histórico-dialético, com destaque para suas categorias de totalidade, reprodução e contradição. Esta perspectiva orienta a pesquisa, que se vale dos procedimentos da abordagem qualitativa crítico-reflexiva, considerando que o fenômeno investigado deve ser compreendido em suas diversas determinações, sendo, portanto, analisado dentro de seu contexto histórico de origem. Os levantamentos bibliográfico e documental contam com um estado do conhecimento sobre a temática e com o mapeamento das legislações vigentes que regem a função do supervisor nos níveis municipal, estadual e nacional. Como aporte teórico contamos com autores como Saviani (2001, 2004, 2008, 2011, 2015), Placco (2008), Almeida (2012), Rangel (2006), Libâneo (2013), Frigotto (2010), Gamboa (2006), Medina (2004), Ferreira (2006), Nóvoa (1991, entre outros. A pesquisa de campo foi realizada por meio de questionários enviados as professoras e supervisoras dos anos iniciais da rede supracitada, através do Google Forms. A análise dos resultados utilizou a metodologia descritivo-interpretativa, fundamentando-se nas referências teóricas do estudo e a sua correlação com os dados obtidos na pesquisa de campo. Os resultados da análise das respostas conduzem a conclusões que corroboram a hipótese inicial e estão alinhadas com o objetivo geral da pesquisa. Verificamos uma falta de clareza em relação aos aspectos legais que regulamentam a função de supervisão no âmbito municipal. Além disso, os supervisores educacionais não conseguem desempenhar integralmente seu papel central, que é o de apoio pedagógico, devido à sobrecarga de tarefas burocráticas e responsabilidades relacionadas às substituições. Essa lacuna é evidenciada pela demanda dos professores por um acompanhamento pedagógico mais direto, enquanto os próprios supervisores se sentem limitados quando não conseguem atender a essa necessidade. Adicionalmente, destaca-se a importância da empatia e da parceria no relacionamento entre supervisores e professores.

Presidente - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Interna - 3803554 - MARILANE MARIA WOLFF PAIM