Banca de DEFESA: DIANA GOMES DOS SANTOS

DISCENTE : DIANA GOMES DOS SANTOS
DATA : 30/10/2023
LOCAL: Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

FORMAÇÃO DOCENTE PARA ALFABETIZAR E LETRAR NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICAS/OS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

Formação inicial docente; Formação de professores alfabetizadores; Alfabetização e letramento.

Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (PPGE-IFC), investigou a formação docente para a alfabetização e o letramento, considerando a dualidade educacional presente na sociedade brasileira ao longo da história. Essa dualidade tem raízes profundas na estrutura social do Brasil, influenciando a educação e perpetuando desigualdades. Aborda políticas públicas atuais que deveriam enfatizar a qualidade do ensino como resultado da qualidade na formação docente. Concentrando-se na formação de professoras/es alfabetizadoras/es, objetivou analisar a formação docente para alfabetizar e letrar na percepção de acadêmicas e acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense. Compreender como futuros professores percebem sua formação nesse contexto foi fundamental, pois eles desempenham um papel crucial, podendo tanto resistir quanto perpetuar as questões sociais a ela relacionadas. O recorte temporal para a elaboração de um levantamento bibliográfico, que possibilitou compreender a condição do objeto no campo de pesquisa, foi entre os anos de 2015 a 2021, pois refletem mudanças nas políticas educacionais durante esse período. O levantamento bibliográfico permitiu também desvelar nossa efetiva contribuição à compreensão deste objeto. Adotamos uma abordagem qualitativa com características interpretativas, para compreender o perfil dos acadêmicos/as, nossos interlocutores, por meio das variáveis opção pelo curso de pedagogia; cursa pedagogia em qual campus do IFC; sexo e feminização do magistério; trajetória acadêmico escolar; formação no magistério; conclusão do ensino médio e campi IFC e dificuldades para cursar Licenciatura em Pedagogia e formação em trabalho. A formação docente para alfabetizar e letrar na percepção de acadêmicas/os dos cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFC foi possível a partir das categorias apropriação dos conceitos de alfabetização e letramento; ação pedagógica para alfabetizar e letrar; saberes disciplinares que constituem o/a professor/a alfabetizador/a; espaços para a experiência prática e pesquisa e extensão na formação do/a professor/a alfabetizador/a. Tais variáveis e categorias emergiram a partir da coleta de dados realizada por meio de um questionário semiestruturado que continham questões fechadas e abertas. Dentre os autores que contribuíram com nosso aporte teórico, destacamos: Teixeira (1966), que contribuiu para o entendimento da dualidade educacional no Brasil; Saviani (2009), com sua visão sobre a formação docente e a educação no Brasil. Soares (1995, 2003, 2022), que aborda a alfabetização e o letramento como processos contínuos e dinâmicos ao longo da vida. Ferreiro e Teberosky (1986), que contribuíram para o entendimento do desenvolvimento da linguagem e da consciência fonológica na alfabetização. Autores como Matos e Jardilino (2016); Val (2006); Bordignon e Paim (2017); Moratti (2006); Sozim et al;. (2008) e Libâneo (1994) foram acionados para debater com as categorias analíticas. Considerando a influência das políticas públicas e a importância da formação inicial e continuada docente para promover a alfabetização e o letramento, este estudo destaca a complexidade do processo de formação e ressalta a alfabetização como um ato político e elemento-chave na construção da cidadania.

Presidente - 1715961 - MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
Interna - 3803554 - MARILANE MARIA WOLFF PAIM
Externa à Instituição - SILVANA RODRIGUES DE SOUZA SATO - UFSC
Notícia cadastrada em: 03/10/2023 10:01