Banca de DEFESA: TAINARA PREILIPPER

DISCENTE : TAINARA PREILIPPER
DATA : 13/09/2023
LOCAL: Miniauditório da Biblioteca - Bloco F - Campus Camboriú

UM OLHAR PARA AS ESCOLAS DO MEIO RURAL: ENTRE RUPTURAS E PERMANÊNCIAS QUE CONSTITUEM UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Escola do meio rural. Educação do Campo. Médio Vale do Itajaí. Análise de conteúdo

A presente pesquisa desenvolveu-se a partir da temática das escolas inseridas no meio rural e da possibilidade de sua superação para a constituição de uma Educação do Campo. O trabalho relacionou-se à linha de pesquisa “Processos Formativos e Políticas Educacionais” do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense. Como problematização da pesquisa, teve-se o questionamento sobre se as escolas do meio rural articulam, em suas práticas, meios para a constituição da proposta de uma Educação do Campo. Seu objetivo geral foi analisar se as escolas localizadas no contexto rural articulam, em suas práticas, meios para a constituição da proposta de uma Educação do Campo. Para tanto, os objetivos específicos foram: a) investigar as enunciações e a presença da Educação do Campo nos documentos oficiais norteadores; e b) compreender as rupturas históricas vivenciadas e as possibilidades das escolas rurais do Médio Vale do Itajaí para o estabelecimento de uma Educação do Campo. A partir do levantamento das escolas que integram este meio, observou-se que, apesar do direito, as escolas rurais ainda são uma concepção predominante nessa área. A proposta de uma Educação do Campo é essencial para os sujeitos que a constituem, haja vista que considera e integra, em suas práticas, seus valores, conhecimentos, experiências e interesses, estando de acordo com as especificidades do contexto local. O estado do conhecimento realizado constatou que, embora haja críticas sobre as práticas elitizadas das escolas rurais, há necessidade de direcionarem-se olhares para além das análises comparativas. Com caráter qualitativo, o estudo de campo foi adotado como metodologia, e, para delimitar o universo da pesquisa de modo a considerar as variadas perspectivas, a pesquisa vinculou-se aos municípios do Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Para tanto, selecionou-se uma escola inserida no meio rural de cada município, e disponibilizou-se um questionário para todos os profissionais que tivessem interesse em participar das instituições. Para a análise das informações, adotou-se a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Com uma leitura flutuante e os devidos polos cronológicos da análise, realizou-se a categorização dos dados. Primeiramente, elaborou-se o movimento de caracterização das vozes participantes e inferiu-se acerca das percepções voltadas para a Educação do Campo, destacando algumas práticas realizadas, como a educação em tempo integral, as associações com o cuidado de animais e ações voltadas para a agricultura. Pontuou-se também sobre a participação efetiva da comunidade e o acolhimento, que promove a sensação de pertencimento, fortalecendo o espaço. A partir das enunciações referentes ao documento norteador de sua prática, elucidou-se acerca da afirmação do documento mais utilizado pelos profissionais: a BNCC. Isso demonstrou a necessidade de sua problematização, de modo que, com base nas análises realizadas, verificou-se a necessidade de entendimento e discussão de um currículo específico para a Educação do Campo, contemplando suas múltiplas vertentes e reconhecendo seus saberes a fim de colocar-se contra a homogeneização e as práticas da educação dominante. Ao potencializar o realizado, evidenciou-se a necessidade do direcionamento de formação e conscientização para o reconhecimento do campo, que, apesar de estar presente, necessita ser identificado de maneira crítica, com vistas a retratar os saberes e refletir a realidade de seus sujeitos, possibilitando sua emancipação.

Externa ao Programa - 2333130 - BERNADETE MACHADO SERPE - nullPresidente - 3803554 - MARILANE MARIA WOLFF PAIM
Externo à Instituição - SADI JOSÉ RODRIGUES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 11/08/2023 11:33
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-05.sig.ifc.edu.br.sigaa05