Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANE EVANGELISTA VIEIRA DE MATOS

DISCENTE : DAIANE EVANGELISTA VIEIRA DE MATOS
DATA : 29/08/2023
LOCAL: On-Line via Google Meet

A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO DO IFSC CAMPUS CRICIÚMA SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS

Processos de ensino; ensino remoto; docentes; pandemia; ensino médio integrado.

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (SARS – CoV-2) provocou diversas restrições e isolamento social, e diante da gravidade da situação, as escolas precisaram ser fechadas. Em muitos institutos federais (IFs) e universidades federais as aulas foram suspensas. No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), as aulas seguiram em forma de atividades pedagógicas não-presenciais (ANPs) na maioria dos câmpus por cerca de 20 meses. Sendo o ensino um processo social (LIB NEO, 1990), interessa-nos compreender e investigar os processos de ensino pela ótica de um dos grandes atores nessa dinâmica, o professor. Conhecer suas experiências e percepções a fim de investigar sobre mudanças ou transformações que possam ocorrer na educação e nos processos de ensino e aprendizagem futuramente. Entender quais práticas e metodologias de ensino foram exitosas e quais não; como se deu o relacionamento e comunicação entre os docentes e seus estudantes, entre os docentes e o IFSC, entre os estudantes e o IFSC; compreender como se deu o retorno à presencialidade e como as questões sociais, econômicas e emocionais influenciaram para a aprendizagem dos estudantes nesses períodos, bem como na atuação do (a) professor (a). A pesquisa é de natureza aplicada, e busca abordar o problema com procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos. Em relação à realização dos objetivos, é descritiva e interpretativa, e como procedimentos técnicos utiliza-se da pesquisa bibliográfica e documental. Os instrumentos de coleta de dados a serem utilizados serão o questionário (elaborado via Google Forms e composto por questões abertas e fechadas) e a entrevista semiestruturada. Serão convidados a participar do questionário online professores e professoras de três cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSC, câmpus Criciúma. Os cursos são: Técnico em Química, Mecatrônica e Edificações. O estudo apresenta como objetivo geral: avaliar a percepção dos docentes do ensino médio integrado do IFSC câmpus Criciúma sobre os impactos da pandemia nos processos de ensino. Os objetivos específicos, são: i) Reconhecer os processos educativos com base na Pedagogia Histórico-crítica; ii) Compreender como se realizaram os processos de ensino durante o período de ensino remoto e no retorno à presencialidade no ensino médio integrado do IFSC câmpus Criciúma; iii) Mapear as orientações e ações da instituição durante o período de ensino remoto e no retorno às atividades presenciais relacionadas aos processos educativos; iv) Analisar como se deram as relações professor-aluno, aluno-instituição, instituição-professor durante o período de atividades remotas. Sendo a pesquisadora docente do quadro de servidores do câmpus participante da pesquisa, objetiva contribuir para o aprimoramento dos processos de ensino bem como possíveis defasagens educacionais que podem ser discutidas junto ao grupo para proporcionar aos estudantes as mais ricas formas de conhecimento.

Presidente - 2322799 - AIRTON ZANCANARO
Interna - 2761694 - ANDRESSA GRAZIELE BRANDT
Externa à Instituição - ELIANE JURASKI CAMILLO - IFSC
Notícia cadastrada em: 27/07/2023 09:06