Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE FERREIRA GONÇALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELLE FERREIRA GONÇALVES
DATA : 29/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório da Biblioteca - Bloco F - Campus Camboriú
TÍTULO:

Concepções de linguagem presentes nas vozes dos professores da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis


PALAVRAS-CHAVES:

Concepções de linguagem. Educação Infantil. Professores.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A presente pesquisa está inscrita na área da educação, especificamente na educação infantil. O problema de pesquisa central está relacionado à vivência cotidiana do professor em seu grupo de atuação no contexto da educação infantil, a partir da qual analisamos as concepções de linguagem presentes nas vozes dos professores da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF), buscando conhecer as concepções (a respeito de linguagem) que norteiam sua ação docente e verificando se seus posicionamentos político pedagógicos dialogam com os documentos norteadores da RMEF e Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos Núcleos de Educação Infantil participantes desta pesquisa. Metodologicamente, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa e dados quantitativos, apresenta uma análise descritiva e analítica dos resultados obtidos à luz da teoria da Análise Dialógica do Discurso. Quanto à coleta de dados para a realização desta pesquisa, utilizamo-nos de um questionário aplicado com os professores e pesquisa bibliográfica que toma como base os documentos da rede supracitada. Além disso, prescrevemos de um estado do conhecimento, no qual contemplamos as bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, realizando a análise dos cinco principais trabalhos que se relacionam com a presente temática de pesquisa. Para tanto, nossa fundamentação teórica busca empreender uma análise com uma base ancorada em Luria (1990; 1991 e 1992) e Vigotski (2001 e 2008) para, em um diálogo com os escritos do Círculo de Bakhtin (2021 [1929]; 2014 [1975] e 2015 [1963]), e Volochinóv (2013 [1928-1930]) apresentarmos conceitos centrais em relação à linguagem e para a posterior análise do discurso e discussão dos dados. Ainda, por fim, tratamos a respeito da docência, de um modo geral, sob uma perspectiva relacional a partir de Agostinho e Lima (2015), Tardif e Lessard (2009) e Teixeira (2007) em especificamente, a docência na educação infantil, com base em Agostinho (2018; 2020), Castro (2016), Duarte (2011), Rocha (1999) e Schmitt (2014).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3803554 - MARILANE MARIA WOLFF PAIM
Interna - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Externo à Instituição - VILTON SOARES DE SOUZA - IFMA
Notícia cadastrada em: 20/07/2023 14:48
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03