Banca de QUALIFICAÇÃO: IRIS FERREIRA TOMAZ

DISCENTE : IRIS FERREIRA TOMAZ
DATA : 25/08/2023
LOCAL: Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE NA PERCEPÇÃO DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS CAMBORIÚ

Instituto Federal Catarinense. Licenciatura em Pedagogia. Programa Residência Pedagógica.  Formação Docente.

A pesquisa intitulada “Programa Residência Pedagógica: impactos na formação docente na percepção de residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense – campus Camboriú”, desenvolvida na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE/IFC, envolve a temática que se insere nos estudos que investigam a formação docente no Brasil. O Programa Residência Pedagógica (PRP) se encontra em um campo emblemático, onde existem diversos estudos que versam sobre a preocupação com a formação de professores/as. Considerando esta perspectiva, a presente dissertação apresenta a seguinte problemática: como o Programa Residência Pedagógica impacta a formação docente no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú na percepção de residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia? Isto posto, possui como objetivo analisar como Programa Residência Pedagógica impacta a formação docente no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, a partir da percepção de residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia. Esta produção científica está ancorada em autores como Cunha (1989); Gatti (2009); Gatti, et, al, (2019); Libâneo (2010); Nóvoa (2007; 2017); Pimenta (1996); Pimenta e Lima (2006), que por diferentes perspectivas contribuem para a compreensão da formação docente como objeto de pesquisa no campo educacional. O estudo, com abordagem qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1982 apud LUDKE; ANDRÉ, 2011), assume caráter interpretativo dos dados (STAKE, 2011) e possui como procedimento o levantamento bibliográfico (GIL, 2002) para realizar a abordagem histórica sobre o Programa Residência Pedagógica, bem como para compreender o Programa Residência Pedagógica como Política Pública para a formação inicial de professores/as. Com o objetivo de firmar os processos de interpretação dos dados, a pesquisa empírica foi realizada por meio do instrumento de coleta dados conhecido como questionário (STAKE, 2011). Decidimos operar com questionários semiestruturado em formato de formulário a partir da ferramenta do Google Forms. O questionário semiestruturado exige uma preparação do pesquisador na elaboração de um roteiro que comporte aspectos que ele deseja conhecer, mas ao mesmo tempo, possibilita aos respondentes a expressão de ideias de maneira mais livre. O questionário é composto por questões abertas e fechadas com quatro grandes eixos: informações gerais; trajetória escolar; ser/sentir-se docente e Programa Residência Pedagógica e são fonte essencial para traçarmos o perfil dos/as residentes e para a interpretação das suas percepções sobre as experiências vivenciadas e possíveis impactos do Programa Residência Pedagógica para formação docente analisado a partir de fundamentos sociológicos.

Presidente - 1715961 - MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
Interna - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Externa à Instituição - CAROLINA RIBEIRO CARDOSO DA SILVA - UFSC
Notícia cadastrada em: 18/07/2023 11:41