Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA DANIELE SPIER HOFFELDER

DISCENTE : CLAUDIA DANIELE SPIER HOFFELDER
DATA : 21/08/2023
LOCAL: Sala Virtual

O SER PROFESSOR AO EDUCAR ALUNOS COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DA REDE ESTADUAL DE SANTA CATARINA

Atendimento Educacional Especializado; Altas Habilidades/Superdotação; Docência; Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação.

Este projeto de dissertação tem como tema de pesquisa “O ser professor ao educar alunos com indicadores de (AH/SD) altas habilidades/superdotação, nas salas de (AEE) atendimento educacional especializado, da rede Estadual de (SC) Santa Catarina. Tem por objetivo geral compreender o significado de ser professor na educação das pessoas com indicadores de AH/SD nas escolas estaduais de SC, nas regionais de Chapecó e da grande Florianópolis, que possuem salas de AEE exclusivamente para estudantes com AH/SD. Como objetivos específicos almeja caracterizar a história do atendimento aos superdotados no Brasil e o processo de constituição dos serviços de atendimento para estudantes com indicadores de AH/SD na rede estadual de SC; apresentar as principais características dos sujeitos com AH/SD, bem como os mitos que envolvem esta temática; investigar os processos educativos e o atendimento da pessoa com indicadores de AH/SD na sala de AEE  em SC e discutir o processo de formação docente do professor de AEE AH/SD. A pesquisa será bibliográfica, documental e pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com características analítico-descritiva e interpretativa. Para a coleta de dados serão entrevistados os docentes que atuam nas salas de AEE AH/SD das regionais de Chapecó e da Grande Florianópolis. Os dados coletados serão interpretados utilizando a metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 2016), com base na perspectiva histórico-cultural de Vigotski (2019). Como resultados, esperamos compreender o que é ser professor de estudantes com AH/SD, no contexto do AEE das escolas estaduais de SC e entender como se constitui a prática docente.

Presidente - 2265320 - MAGALI DIAS DE SOUZA
Interna - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI