Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA CARPES DE MELLO DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA CARPES DE MELLO DIAS
DATA : 28/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

Para além do papel: práticas pedagógicas envolvendo a Tecnologia Assistiva por docentes do Atendimento Educacional Especializado.


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Assistiva. Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recursos Multifuncionais. Educação Especial


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Esta pesquisa, desenvolvida em nível de mestrado, procura investigar como se instituem as práticas pedagógicas envolvendo a Tecnologia Assistiva (TA) no contexto educacional, por docentes que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de educação básica na cidade de Itapema, no estado de Santa Catarina. Assim sendo, para alcançar tal objetivo, este estudo apresenta, primeiramente, um cenário dos documentos normativos produzidos em âmbito nacional (BRASIL, 2009; 2011; 2015), estadual (SC, 2006; 2016; 2018; 2021) e municipal (ITAPEMA, 2012; 2023) para efetivação da política de Educação Especial, sobretudo ao que se refere a aspectos relacionados ao AEE e a TA. Em seguida, considerando a relevância da TA no processo de ensino e aprendizagem para estudantes Público-alvo da Educação Especial (PAEE), procuramos historicizar a TA, como área de conhecimento. E por fim, buscamos averiguar atentamente como se instituem as práticas pedagógicas que envolvem a temática da TA por docentes que atuam no AEE em escolas públicas do município de Itapema. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural. No que se refere aos estudos sobre deficiências, apresentado por Vigotski (1898-1934), sobretudo nos seus fundamentos de defectologia, apresentados na obra organizada, editada, traduzida e revisada tecnicamente recentemente por Prestes e Tunes (2021), e Diniz (2012), que trata do modelo social da deficiência. No que se refere à educação especial na perspectiva inclusiva, contou com autores como Caiado (2013), Baptista (2019; 2020), Garcia (2004; 2007; 2017); Freitas (2020). Ao abordarmos a TA no contexto educacional, temos como arcabouço teórico Galvão Filho (2009; 2012; 2013), Bersch (2006; 2008), Passerino (2012), Sonza (2020), dentre outros. Metodologicamente, a pesquisa inscreve-se de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, amparada pela técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Tem como corpus a contribuição de docentes que atuam no AEE. Para compor o estudo foram utilizados quatro (04) instrumentos de coleta de dados, sendo esses: um (01) questionário contendo perguntas abertas e fechadas, entregue aos docentes (via Google Forms), uma (01) entrevista semiestruturada, realizada presencialmente com os docentes atuantes no AEE , um (01) roteiro orientador de observação em Sala de Recursos Multifuncionais e um (01) diário de campo utilizado pela pesquisadora. Os resultados iniciais desta investigação apontam para escassez de formação acerca da TA no contexto educacional e consequentemente o escasso conhecimento do campo da TA no âmbito da educação especial, demonstrando uma lacuna no processo de formação docente


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CLAUDIA RODRIGUES DE FREITAS - UFRGS
Interna - 2761694 - ANDRESSA GRAZIELE BRANDT
Presidente - 2265320 - MAGALI DIAS DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 17/07/2023 09:45
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