Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVID ROBERT BERTO LIMA

DISCENTE : DAVID ROBERT BERTO LIMA
DATA : 29/08/2023
LOCAL: Miniauditório da Biblioteca

Ensinar aprender e avaliar: um olhar sobre o processo de aquisição de leitura dos estudantes de 4° e 5° anos no CAIC Ayrton Senna da Silva

Leitura, Língua portuguesa, anos iniciais, 4º e 5º anos.

A presente pesquisa, de características qualitativa e exploratória, tem como objeto um conjunto de três núcleos de processos educativos sob responsabilidade de professores regentes de 4º e 5º. O primeiro núcleo que compõe o objeto está relacionado ao conjunto dos processos de ensino. Ou seja, a definição das concepções de linguagem e concepção pedagógica. O segundo núcleo de nosso objeto tem relação com a articulação histórica de como as concepções constituem seu currículo e processos de avaliação em relação às escolhas curriculares. O terceiro núcleo de nosso objeto tem relação com a incidência das políticas públicas que foram constituindo, por sua vez, o cenário de possibilidades para o trabalho pedagógico ao longo da história, sempre dentro do mesmo movimento indissociável de contradições internas e determinações externas sobre o objeto. O problema que decorre do objeto de pesquisa está precisamente declarado na pergunta que passamos a anunciar: como as práticas de ensino, aprendizagem de leitura dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 4° e 5° anos do CAIC Ayrton Senna da Silva, Escola da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú, são planejadas para que o aluno se aproprie da leitura? Esta pesquisa tem como objetivo compreender analisar como as práticas de ensino-aprendizagem de leitura dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 4º, 5º anos do Ensino fundamental 1 do CAIC Ayrton Senna da Silva, Escola da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú, são planejadas, identificando se há clareza de orientação nos documentos oficiais do município de Balneário Camboriú, de modo a ser possível ao professor perceber/diagnosticar os problemas de leitura. Identificar nos documentos oficiais da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú as concepções de linguagem/leitura existente como suporte da prática docente em leitura para o 4º, 5º anos e Leitura nos Anos Iniciais do ensino fundamental. Compreender, à luz dos autores referência no tema e dos conceitos elaborados sobre o assunto quais são as concepções de linguagem/leitura que fundamentam a prática docente em leitura para o 4º, 5º anos e Leitura nos Anos Iniciais do ensino fundamental. Discutir a concepção de linguagem/leitura dos professores da Rede Municipal de Balneário Camboriú. Quanto aos procedimentos da pesquisa, foram elencados, como fonte de dados da pesquisa, o levantamento feito por pesquisa bibliográfica, em articulação com a pesquisa documental, além da pesquisa de campo, pois, como fontes da pesquisa, estes três tipos de pesquisas apresentam a possibilidade de captação de dados para os processos de classificação, categorização e interpretação, segundo o aporte de dados a partir do qual realizamos nossa pesquisa.

Interna - 3803554 - MARILANE MARIA WOLFF PAIM
Interna - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Externo à Instituição - VILTON SOARES DE SOUZA - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 05/07/2023 09:01