Banca de DEFESA: RAQUEL PINHEIRO MATIOLA

DISCENTE : RAQUEL PINHEIRO MATIOLA
DATA : 06/06/2023
LOCAL: Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

A ATUAÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA: PERCEPÇÕES DOS/AS PROFESSORES/AS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS

Supervisão Escolar. Formação Continuada de Professores. Formação no espaço escolar

O presente estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa “Processos Formativos e Políticas Educacionais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense – IFC, do Campus Camboriú e tem a Supervisão Escolar como seu objeto de estudo. O objetivo principal foi analisar a atuação da Supervisão Escolar no processo de formação continuada no ambiente escolar a partir das percepções dos/as professores/as da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Os referenciais teóricos estão fundamentados em Freire (1996), Gadotti (2000, 2005 e 2008), Saviani (2003, 2013, 2015, 2019), Tardif (2014) e Bourdieu em várias de suas produções como teórico sustentador das análises. A pesquisa possui caráter qualitativo interpretativo e se desenvolveu em seis escolas, localizadas em diferentes regiões do município de Florianópolis. Participaram dela professores/as regentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O questionário foi o instrumento da coleta de dados: organizado de forma virtual, sem a presença da pesquisadora no momento das respostas. A pesquisa apresenta inicialmente o percurso histórico da Supervisão Escolar, por meio de levantamento bibliográfico e de legislações e, posteriormente, a importância da sua ressignificação enquanto profissão, ressaltando seu papel na formação continuada de professores/as na escola. Com o intuito de contextualizar o locus da pesquisa, versou-se sobre alguns aspectos da cidade de Florianópolis, bem como da Rede Municipal de Ensino. A aproximação com a realidade das escolas se deu por meio de informações obtidas pelo Projeto Político Pedagógico. A compreensão e a interpretação dos dados coletados foram ancoradas na perspectiva bourdieusiana com a finalidade de construir o perfil dos/as professores/as e de analisar suas percepções sobre a atuação da supervisão escolar; seu papel na formação continuada de professores/as no ambiente escolar, em sua prática pedagógica e no seu processo de formação continuada. As considerações demonstram que atualmente as atribuições do/a supervisor/a escolar estão mais voltadas para o trabalho pedagógico do que administrativo, na tentativa da superação do trabalho burocrático, pautado na fiscalização e controle da prática pedagógica, da mesma forma que a formação continuada na escola já é realidade em algumas instituições embora ainda caminhe a passos lentos. Também é apresentado o perfil dos/as professores que participaram desta pesquisa com a finalidade de entender sobre o mundo social, trajetórias sociais, escolhas, “ponto de vista” e as condições de vida de cada um/a desses/as agentes.

Presidente - 1715961 - MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
Interna - 2761694 - ANDRESSA GRAZIELE BRANDT
Externa à Instituição - ANA REGINA FERREIRA DE BARCELOS
Notícia cadastrada em: 25/04/2023 14:16