Banca de QUALIFICAÇÃO: SICRUNE BOHN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SICRUNE BOHN
DATA : 30/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório da Biblioteca - Bloco F - Campus Camboriú
TÍTULO:

A Dimensão Politizadora da Formação Continuada nas Instituições de Educação Infantil: Um Diálogo a partir do Estado do Conhecimento


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil. Formação Continuada. Formação Politizada.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O presente trabalho de investigação científica intitulado “A Dimensão Politizadora da Formação Continuada nas Instituições de Educação Infantil: Um Diálogo a partir do Estado do Conhecimento” é uma pesquisa bibliográfica e documental, majoritariamente qualitativa. É o resultado de uma análise na perspectiva do materialismo histórico dialético, apoiada em Marx e Engels (2014), Netto (2011), Tonet (2018) e Gramsci (1978, 1980 e 1982). A ancoragem metodológica para a realização da revisão bibliográfica que diz respeito à realização do Estado do Conhecimento - base material da pesquisa - se sustenta em Morosini et al (2021). O recorte temporal que se contempla na busca por teses e dissertações da Base de Dados da Capes, compreende o período de 2015 a 2021. Constitui o objetivo geral da pesquisa: Discorrer sobre a dimensão politizadora da formação continuada nas instituições de educação infantil a partir do Estado do Conhecimento. E como específicos: Propor um perfil de um quadro de formação de professores nas instituições de educação infantil a partir da produção científica; levantar questões pertinentes a concepção educacional planificada para o Brasil enquanto periferia do sistema capitalista; e, investigar a formação continuada nas instituições de educação infantil na perspectiva da legislação nacional. A realização da pesquisa se justifica e ampara no reduzido número de produções que investigam a perspectiva emancipadora e mobilizadora das formações continuadas dentro das instituições no contexto da educação infantil, bem como, a ainda tímida discussão sobre o papel das muitas políticas regulatórias de formação de professores em face da descontinuidade legal das mesmas e da materialidade desses processos. As principais referências teóricas com as quais a pesquisa dialoga para abordar as temáticas que constituem os objetivos da pesquisa são: Canan (2016), Laval (2004), Neves (2005, 2008), Shiroma, Moraes e Evangelista (2011), Tommasi, Warde e Haddad (2009), Evangelista e Seki (2017), Evangelista e Shiroma (2007), Freitas (2002), Shiroma (2018), Shiroma e Evangelista (2015), Campos (2011, 2013, 2021), Rosemberg (2013), Kramer (2005, 2006, 2008). A análise dos resultados deste processo de investigação, procurará dar conta, principalmente, de que os discursos produzidos pelos organismos internacionais como o Banco Mundial para a educação, se sedimentam na constituição da consciência dos docentes da educação infantil, muitas vezes por mecanismos de conformação que não são as políticas curriculares para a educação infantil, interferindo muitas vezes, na interpretação das mesmas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1757038 - SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
Interna - 1431375 - ROSELI NAZARIO
Externo à Instituição - ADILSON DE ÂNGELO
Notícia cadastrada em: 14/03/2023 13:43
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