Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANA GOMES DOS SANTOS

DISCENTE : DIANA GOMES DOS SANTOS
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

PROCESSOS FORMATIVOS PARA ALFABETIZAR E LETRAR NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

Formação inicial docente; Formação de professores alfabetizadores; Alfabetização e letramento.

A educação é um aspecto central para o desenvolvimento de um país e para a resolução de suas mazelas. Nessa luta, por vezes ideológica, da forma como a sociedade educa os seus, existe uma figura-chave que pode atuar como resistência ou perpetuadora das “moléstias” sociais relacionadas a educação: a/o professor/a. Diante disto, esta pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, propôs-se analisar os processos formativos para alfabetizar e letrar na percepção de acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense/IFC, campi Abelardo Luz, Blumenau, Camboriú, Rio do Sul e Videira, entre os anos 2015 a 2021, trazendo à luz as políticas públicas atuais que deveriam priorizar a qualidade do ensino como resultado da qualidade na formação docente. Abrangendo, a formação da professora e do professor alfabetizador/a, esta pesquisa prima por conhecer como ocorre a formação das/os professoras e professores do IFC e como esta instituição contribui para a apropriação seja teoricia ou prática para que os/as futuros/as professores e professoras sejam capazes de alfabetizar e desenvolver o letramento em suas práticas pedagógicas. Com o suporte de uma abordagem qualitativa, com características interpretativas. Realizamos um levantamento bibliográfico que, nos permitiu analisar conhecimentos já registrados por outras pesquisadoras e pesquisadores a partir da temática selecionada. Como instrumento de coleta de dados, elaboramos e aplicamos um questionário, realizado por meio do Google Formulário. Esse questionário foi disponibilizado para as acadêmicas e acadêmicos, inicialmente por e-mail via internet e, posteriormente por meio do aplicativo de mensagens, WhatsApp. O retorno dos questionários ocorreu da mesma forma que foram enviados, por e-mail e pelo aplicativo. Autores como, como Saviani (2009), Teixeira (1958), Soares (1995; 2020; 2021), Ferreiro (1986), Lebaron (2017), Martins Filho (2009; 2018), Paim (2017; 2017) e outros pesquisadores contribuíram para o desenvolvimento dos aportes teóricos que sustentam esta proposta. A pesquisa ainda que em estado parcial evidencia, no que além da formação inicial docente, a capacitação é condição necessária, porém, não é suficiente para formar professores/as alfabetizadores/as. É essencial considerar que a alfabetização é um ato de construção de cidadania, um ato político, para além do desenvolvimento dos conteúdos e métodos.

Presidente - 1715961 - MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
Interna - 3803554 - MARILANE MARIA WOLFF PAIM
Externo à Instituição - LOURIVAL JOSÉ MARTINS FILHO
Notícia cadastrada em: 19/01/2023 13:34