Banca de DEFESA: DANIELA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELA PEREIRA
DATA : 13/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: HÍBRIDA - GOOGLE MEET E SALA F105 DO IFC-CAMPUS CAMBORIÚ
TÍTULO:

O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NACIONAL EMANCIPATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES


PALAVRAS-CHAVES:

Educação ambiental nacional emancipatória; Consciência crítica; Formação inicial de professores; Emancipação humana; Brasil.


PÁGINAS: 197
RESUMO:

Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de PósGraduação em Educação do Instituto Federal Catarinense, vinculada à linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais, cujo objetivo principal foi analisar as possibilidades e os desafios para o desenvolvimento de uma educação ambiental nacional emancipatória na formação inicial dos professores. Metodologicamente, o estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e documental. No que diz respeito à pesquisa bibliográfica utilizamos autores orientados pelo materialismo histórico-dialético e pelo pensamento crítico brasileiro e latino-americano. Para a pesquisa documental foram analisadas legislações educacionais relacionadas à formação de professores e também à educação ambiental, entre as quais mencionamos: a Resolução CNE/CP 01, de 18 de Fevereiro de 2002, a Resolução CNE/CP 2/2015, a Resolução CNE/CP 2/2019, a Resolução CNE/CP nº 2/2012, o Programa Nacional de Formação de Educadores Ambientais (proFEA) e a legislação sobre a Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA. No estudo, a concepção de educação ambiental nacional emancipatória busca contextualizar, problematizar e discutir a relação entre ser humano e natureza perante as especificidades do ambiente brasileiro, situado na sua condição periférica subdesenvolvida e de capitalismo dependente. Defende-se a necessidade da presença desta concepção de educação ambiental nos mais variados espaços educativos, mas, principalmente, na formação inicial de professores. O presente estudo constatou que o desenvolvimento da educação ambiental nacional emancipatória na formação inicial de professores ainda se constitui um desafio pedagógico, mas, sobretudo, político.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1755556 - FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
Externo ao Programa - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO - IFCExterno à Instituição - DAUTO JOAO DA SILVEIRA - UTFPR
Externa à Instituição - MÁRCIA DE SOUZA HOBOLD - UFSC
Notícia cadastrada em: 22/12/2022 19:23
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