Banca de DEFESA: DEYSE NARA SABEL VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEYSE NARA SABEL VIEIRA
DATA : 19/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Miniauditório da Biblioteca - Bloco D - Campus Camboriú
TÍTULO:

GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: O CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO COMO PRÁTICA FORMATIVA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Democrática Escolar. Conselho de Classe Participativo. Ensino Médio. Participação dos estudantes. Processos Formativos.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Este trabalho de pesquisa objetiva investigar o Conselho de Classe como prática participativa e formativa dos estudantes de uma escola de Ensino Médio. É norteado pela questão problema: Em que medida o conselho de classe participativo, na perspectiva da gestão democrática, contribui com os processos formativos de estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual no município de Gaspar, SC? A pesquisa pertence à linha Processos Formativos e Políticas Educacionais, do Programa de Mestrado em Educação do Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú. Trata-se de um estudo exploratório, que tem por objetivo principal, analisar a participação dos estudantes no Conselho de Classe e a relação com o processo de formação dos mesmos. Utiliza, para gerar dados, uma abordagem qualitativa de pesquisa com características procedimentais da pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram ex-alunos que cursaram o ensino médio, nos anos de 2016 a 2019, na escola em que o estudo se realizou, sendo os dados coletados através de questionário, via formulário Google. A partir de algumas categorias do Materialismo Histórico Dialético foram analisados os dados e interpretados à luz dos teóricos que discutem a temática e que nortearam este estudo. Inicialmente, apresenta-se a relevância da temática para a pesquisadora e para a escola. Em seguida, é realizada uma contextualização histórica do tema e sua relação com a gestão democrática, seu papel na efetivação das práticas democráticas e participativas na escola pública. Apresenta histórico de como vem sendo realizado o Conselho de Classe Participativo na escola campo da pesquisa. Ao analisar os dados empíricos traz considerações e apontamentos sobre o papel do Conselho de Classe Participativo na formação dos estudantes, destacando alguns aspectos para aprimorar e ampliar os espaços de participação nesta instância. Os resultados mostram que os estudantes consideram sua participação mais efetiva na primeira etapa do Conselho de Classe Participativo, o pré-conselho, e que esta corrobora com um ensino-aprendizagem de qualidade e formação crítica. Contudo, entendem que o conselho de classe, por si só, não garante uma participação ativa e efetivamente democrática no contexto escolar, pois ainda é limitado por sua premissa institucionalizada e burocrática. Tais resultados, nos permitiram ainda apontar fragilidades e aspectos relevantes para a reconfiguração, reformulação desta prática participativa, com vistas a torná-la um verdadeiro espaço de formação e participação cidadã para a construção da democracia na escola pública e na sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DESIRÉ LUCIANE DOMINSCHEK
Interna - 1755556 - FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
Presidente - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Notícia cadastrada em: 11/11/2022 15:27
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03