Banca de QUALIFICAÇÃO: GRACIANE TORRES AZEVEDO

DISCENTE : GRACIANE TORRES AZEVEDO
DATA : 13/12/2022
LOCAL: Miniauditório da Biblioteca - Bloco D - Campus Camboriú

Para além das atribuições legais: uma análise da função do supervisor escolar pela ótica dos supervisores e professores dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Balneário Camboriú

Supervisão escolar. Professores. Anos Iniciais.

O estudo que aqui desenvolvemos integra a linha de pesquisa “Processos Formativos e Políticas Educacionais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense – IFC, do Campus Camboriú e apresenta a Supervisão Escolar como objeto de estudo. Como objetivo principal, pretendemos analisar como esta função é percebida pelas vozes dos supervisores e professores dos Anos Iniciais da rede de Ensino de Balneário Camboriú/SC. O estudo parte da necessidade de uma discussão atualizada sobre a função desse profissional, uma vez que é uma parte fundamental para o êxito da prática pedagógica. Através da metodologia do materialismo histórico-dialético, pretendemos utilizar procedimentos da abordagem qualitativa crítico-reflexiva, considerando que o fenômeno deve ser conhecido em suas múltiplas determinações, portanto será considerado no contexto histórico em que foi produzido, tendo em vista as categorias trabalho; práxis; mediação; hegemonia; contradição; totalidade e reprodução. Os levantamentos bibliográfico e documental contarão com um estado do conhecimento sobre a temática e com o mapeamento das legislações vigentes que regem a função do supervisor. Como aporte teórico contaremos com autores como Saviani, Placco, Rangel, Libâneo, Dubar e todos os que se mostrarem necessários durante a investigação. A pesquisa de campo se dará através da coleta de dados via entrevistas semiestruturadas com professores e supervisores dos anos iniciais da rede supracitada. A análise dos resultados utilizará a metodologia descritivo-interpretativa, fundamentando-se nas referências teóricas do estudo e a sua correlação com os dados obtidos na pesquisa de campo. Através dessa análise, pretendemos provocar uma maior reflexão sobre a relação supervisor/professor partindo da realidade da educação de Balneário Camboriú e vinculando a análise aos aspectos históricos e as políticas educacionais que orientam a atuação do supervisor escolar.

Externa à Instituição - DESIRÉ LUCIANE DOMINSCHEK
Interna - 3803554 - MARILANE MARIA WOLFF PAIM
Presidente - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Notícia cadastrada em: 10/11/2022 09:31