Banca de DEFESA: CRISTIANE LUCIANO CORRÊA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTIANE LUCIANO CORRÊA
DATA : 12/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório da Biblioteca - Bloco D - Campus Camboriú
TÍTULO:

PROCESSOS FORMATIVOS DAS ALFABETIZADORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GASPAR-SC:
POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA


PALAVRAS-CHAVES:

Processos Formativos. Professora Alfabetizadora. Formação Continuada. 


PÁGINAS: 160
RESUMO:

Apresentamos a pesquisa de Mestrado em Educação realizada no Programa de Pós-Graduação  Stricto Sensu em Educação (PPGE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  Catarinense (IFC). É um estudo desenvolvido dentro da linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais. De acordo com as pesquisas realizadas, profissionais da educação constroem suas práticas educativas em diversas formações e no seu exercício docente (GATTI, 2013). As experiências de vida dos professores relacionam-se às tarefas profissionais, pois o ensino requer também uma implicação pessoal (IMBERNÓN, 2010). Um saber essencialmente heterogêneo, formado por diversos saberes que são provenientes das instituições de formação, da formação profissional, dos currículos e da prática cotidiana (TARDIF, 2011). A partir desse estudo, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo compreender os processos formativos das professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino de Gaspar - SC, identificando possibilidades para a formação continuada. Os referenciais teóricos sobre a alfabetização/letramento basearam-se nos pesquisadores (SOARES, 2020; MORTATTI, 2010 e FERREIRO, 2003), referente a formação de professores, nos estudos de (NÓVOA, 1998; FREIRE, 1996; GATTI, 1997; TARDIF, 2011 e IMBERNÓN, 2010). A trajetória metodológica da pesquisa percorreu nas reflexões teóricas pautadas na abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, fundamentadas em (ANDRÉ, 1983; GAMBOA, 2003 e CRESWELL, 2010). A análise de dados ocorreu a partir da aplicação de um questionário semiestruturado que contemplou a participação de 12 professoras alfabetizadoras que atuavam como regentes das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. O questionário foi organizado em quatro categorias para melhor compreensão dos dados (Perfil profissional; Vivências e experiências; Concepções e Necessidades formativas). Objetivou-se nesta pesquisa identificar o perfil profissional das professoras alfabetizadoras, delinear as vivências e experiências referente aos processos formativos, perpassar pelas concepções que permeiam as práticas de alfabetização e possibilitar encaminhamentos para a formação continuada. Nosso estudo  apresentou resultados que possibilitaram refletir a partir de uma análise subjetiva, possibilitando encaminhamentos para uma formação a partir da identidade pessoal, acadêmica e profissional, propondo indicadores a fim de ressignificar concepções, potencializar novos conhecimentos e compartilhar vivências e experiências. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA LUCIA MAROCCO MARASCHIN - UFFS
Presidente - 3803554 - MARILANE MARIA WOLFF PAIM
Interna - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Notícia cadastrada em: 10/11/2022 08:11
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