Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANE CORRÊA RIBEIRO

LOCAL: Miniauditório da Biblioteca - Bloco F - Campus Camboriú

(DES)LEGITIMAÇÃO POLÍTICA DO TRABALHO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA

Reformas Educacionais; Organismos Internacionais; Ensino Médio

Esta dissertação vincula-se ao projeto de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (PPGE-IFC) intitulado “Influência dos organismos multilaterais na elaboração e implementação das políticas educacionais inclusivas e práticas pedagogicamente inovadoras na América Latina”, que possui apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC). Esta pesquisa insere-se no Grupo de Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (GEPEFOPPE) e possui apoio financeiro da UNIEDU (programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria de Estado da Educação que concede bolsas de estudo aos estudantes da educação superior em nível de graduação e pós-graduação). O objetivo desta pesquisa é analisar em que medida as reformas educacionais ocorridas a partir dos anos de 1990 no Brasil e no Chile impactaram na (des)legitimação política do trabalho docente na última etapa da Educação Básica. Metodologicamente, a investigação pauta-se por uma abordagem qualitativa de caráter interpretativo, explicativo e comparativo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental. Até o presente momento o estudo traz como contribuições a realização de um Estado do Conhecimento, considerado necessário para compreender a dimensão e as diferentes abordagens que este tema tem em outros estudos. A esse respeito, apesar de vários trabalhos tratarem das reformas educacionais e dos organismos internacionais, não há até o momento, trabalhos que considerem em suas análises as interferências na prática docente crítica ou indicação de processos de (des)legitimação política docente. Como resultado, apresentamos ainda o desenvolvimento de reflexões acerca da influência dos organismos internacionais na elaboração e implementação das políticas educacionais no Brasil e Chile, destacando elementos das orientações presentes nos documentos dos organismos internacionais e intencionalidades. Além disso, apresentamos elementos do cenário político-econômico e a fagocitação da educação pela economia desses países, e como as políticas educacionais neoliberais implementadas a partir da década de 1990 corroboram com os interesses do capital a partir das orientações dos organismos internacionais.

Externa à Instituição - MÁRCIA DE SOUZA HOBOLD - UFSC
Presidente - 1755556 - FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
Interna - 1905263 - LIANE VIZZOTTO
Notícia cadastrada em: 09/11/2022 13:33