Banca de DEFESA: BÁRBARA LUIZA LUDVIG RODRIGUES

DISCENTE : BÁRBARA LUIZA LUDVIG RODRIGUES
DATA : 28/11/2022
LOCAL: IFC - Campu Camboriú - Bloco F - Sala 106

DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS – (1996-2020): materialidades, currículo e representações

Documentos curriculares. Educação Infantil. Materialidades.

O estudo insere-se no campo da história da educação e da história cultural. O objetivo central da pesquisa consiste em analisar como a cultura material possibilita a compreensão de representações de currículo para a Educação Infantil com base em documentos curriculares da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis dos anos 1996 a 2020. Toma como conceitos: materialidades, representações e currículo. Tem como aporte teórico Roger Chartier (1990; 1991) ao tratar sobre as representações. Ao referir-se sobre as materialidades, dialoga com o arcabouço teórico advindo dos estudos sobre a cultura material escolar (PERES, SOUZA, 2011; SOUZA, 2007; SOUZA, SILVA, 2019; VIDAL, SILVA, 2011), que se aloca no campo dos estudos da Cultura Escolar (JULIA, 2001; VINAO FRAGO, 2000, 2008; BENITO, 2000, 2010), que passam a legitimar os objetos e artefatos em circulação nos espaços escolares e as relações imbricadas a partir deles como fontes privilegiadas de investigação. A possibilidade de investigação dessas novas fontes de pesquisa são uma das contribuições da revolução francesa da historiografia para os estudos da História: a Nova História Cultural (PESAVENTO, 2003). Para as discussões sobre currículo, versa apontamentos que trazem as especificidades da Educação Infantil como centralidade (BARBOSA, 2010; OLIVEIRA, 2010), perspectivando um currículo sem ser pautado em disciplinas, tal qual o Ensino Fundamental, mas um currículo que privilegie as experiências e vivências das crianças pequenas, e que considere as múltiplas dimensões humanas, quais sejam: linguística, intelectual, expressiva, emocional, corporal, social e cultural, em espaços coletivos de educação formal. O lócus da pesquisa é a Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, localizada no estado de Santa Catarina, Brasil. Tem como objeto/fontes de pesquisa doze documentos curriculares publicados entre os anos de 1996 e 2020 (FLORIANÓPOLIS, 1996; 2000a; 2000b; 2000c; 2004; 2010; 2012; 2015a; 2015b; 2016a; 2016b; 2020) pela referida Rede de Ensino. O estudo disserta sobre as dimensões do currículo: brincadeiras, interações sociais e linguagens, porém centra as discussões e as análises em especial nas brincadeiras e interações sociais. Assim, as análises da pesquisa, apoiadas na investigação dos textos e contextos presentes nestes documentos curriculares e de suas iconografias, versam que é possível compreender representações de currículo para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, por meio das materialidades que se apresentaram no decorrer do arco temporal delimitado, analisando e demarcando, as rupturas e permanências de representações de currículo para a Educação Infantil, fundamentando-se nos conceitos de rupturas e permanências de uma forma escolar (VINCENT, LAHIRE, THIN, 2001). Além disso, apontam a existência, inclusive, de lutas de representações referentes às demarcações curriculares. O estudo tem delineado a perspectiva de tomar a expressão cultura material ou cultura material da/para a Educação Infantil. Assim, a utilização da expressão tem sido direcionada à cultura material da ou para as unidades de Educação Infantil de Florianópolis, dadas às especificidades desta etapa da Educação Básica e em coerência com o objeto da pesquisa.

Presidente - 1843283 - SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
Interno - 2764188 - ALEXANDRE VANZUITA
Externa à Instituição - GIZELE DE SOUZA - UFPR
Notícia cadastrada em: 31/10/2022 08:05