Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA CRISTINA BERNARDINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRA CRISTINA BERNARDINO
DATA : 02/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Meet
TÍTULO:

OLHARES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES ORIENTADORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SUL DO BRASIL E PAÍSES FRONTEIRIÇOS DA AMÉRICA LATINA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; Relações Étnico Raciais; América Latina; Ensino Superior.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Este estudo está inserido no Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense - PPGE-IFC, na Linha de Pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais. É um desdobramento do Projeto de Pesquisa, aprovado pelo Edital nº 20/2020 da Fapesc, intitulado: "Influência dos organismos multilaterais na elaboração e implementação das políticas educacionais inclusivas e práticas pedagogicamente inovadoras na América Latina." O referido estudo objetivou analisar como ocorre as relações étnico raciais nas iniciativas curriculares da educação superior já existentes no Sul do Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e especificamente em Santa Catarina e nos países fronteiriços da América Latina, na Argentina, Paraguai e Uruguai. Considerando as temáticas educacionais, realizou-se estudo que se fundamenta nas orientações dos dispositivos legais que complementam a educação das relações étnico raciais, no ensino superior, existentes no Brasil e nos países fronteiriços da América Latina, Ressaltamos a referência de documentos curriculares orientadores e relatórios dos organismos internacionais, (UNESCO, Banco Mundial, OCDE, dentre outros), bem como marcos normativos no âmbito da Lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira e suas diretrizes. Como procedimento metodológico, a revisão de literatura e as reflexões articuladas com os documentos curriculares orientadores, para a consecução da análise e compartilhamento dos estudos, sobre a temática étnico racial, tendo como base teórica, concepções dos seguintes autores e autoras: Arroyo (2011), Canan (2016), Carneiro (2011), Ciavatta (2000, 2009), Fonseca (2000), Gomes (1995, 2002, 2007, 2017), Gonzalez (1982, 1984, 1988), Grosfoguel  (2008), Hall (2003), Hernández (2017), Munanga (1994, 1999, 2020), Mignolo (2003, 2005),  Minayo (2009), Moura (1992, 2014), Morosini (2021), Nascimento (2004), Pinar (2007), Santos (2009) e Stake (2011) entre outros. A referida pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, é de abordagem qualitativa na perspectiva de estudos comparados, com análise descritiva e interpretativa, através do que correspondem às africanidades, sobre o sistema educacional superior no contexto da América Latina. O presente estudo está sendo organizado em cinco seções, assim, cada seção é enunciada através da obra que reverencia a história e cultura africana e afro-brasileira do intelectual, compositor e sambista Nei Lopes: a primeira seção Samba de Eleguá... Mojubá! traz um texto introdutório com informações gerais sobre o percurso analítico e descritivo dos documentos curriculares orientadores que servirão como aporte da pesquisa; a segunda seção Resistência: "A Serviço Sempre das Mais Belas Intenções" descreve o percurso metodológico da pesquisa; a terceira seção Nosso Nome, Resistência: "Conjugando no presente o verbo resistir" traz uma discussão acerca da importância das produções sobre a temática étnico racial no Brasil e América Latina, além de fazer uma análise dos estudos da educação das relações étnico raciais no ensino superior; a quarta seção intitulada Sambeabá: “Não tem que ser bamba, só tem que querer”, trata da importância da educação das relações étnico-raciais na América Latina; a quinta seção Flor dos Tempos: "Vou seguindo as partituras", analisa e descreve os documentos curriculares orientadores no âmbito da educação das relações étnico-raciais no Brasil e América Latina; a sexta seção Negro Mesmo apresenta reflexões sobre a população negra e o currículo escolar; a sétima seção Afrolatinô descreve o processo formativo através da  temática da educação das relações étnico raciais no ensino superior do Brasil e América Latina. Conclui-se provisoriamente que neste estudo é possível refletir acerca dos documentos curriculares orientadores dos Organismos Internacionais, a afirmação da identidade da população negra na América Latina, seja pelas lacunas que historicamente, culturalmente e socialmente provocaram distanciamento em colocar a população negra e suas experiências nos processos inclusivos na sociedade. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANGELA MARIA DE SOUZA
Presidente - 2764188 - ALEXANDRE VANZUITA
Interna - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Notícia cadastrada em: 25/10/2022 15:37
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