Banca de QUALIFICAÇÃO: BARBARA DANIELE SCHULTZ

DISCENTE : BARBARA DANIELE SCHULTZ
DATA : 22/11/2022
LOCAL: Miniauditório da Biblioteca – Bloco F

O MANUAL DIDÁTICO COMO MATERIALIDADE DO CURRÍCULO: PROPOSIÇÕES DO INTELECTUAL JUAN RODRIGUEZ BECKER Y SILVA NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO E SUAS APROXIMAÇÕES COM A ESCOLA NOVA (1922-1944)

Trajetória do intelectual. Manuais didáticos. Cultural Material Escolar.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os Manuais Didáticos, também denominados como Diários de Classe de Juan Rodriguez Becker Y Silva. Trata-sede um professor pouco reconhecido na história da educação brasileira, mas que tem contribuições relevantes para o debate educacional. Está representado nesta dissertação pela figura de um educador e intelectual que atuou brevemente no Estado de Santa Catarina, como também se fixou em terras paranaenses ao criar um Instituto Secundário, nas primeiras décadas do século XX. O material didático do referido professor apresenta -se como fonte matricial de investigação sobre a materialização do currículo escolar, praticado nas escolas em que Becker Y Silva atuou e sua articulação ou aproximações com os ditames da escola nova, no sentido de refletir também acerca das inovações que a Escola Nova apresentou no cenário educacional e como o educador se apropriou e as representou. O estudo foi realizado a partir do currículo praticado, mais especificamente nos conteúdos abordados em materiais didáticos do referido professor. A concepção metodológica da pesquisa centra-se na História Cultural, pelas referências da cultura material escolar, em estreita relação com a história das disciplinas escolares e dos conteúdos cuja abordagem qualitativa possui a finalidade de reconstruir uma rede de significados quanto aos saberes escolares propostos por Becker Y Silva, em um determinado tempo e espaço históricos, pelos registros dessas propostas nos Manuais Didáticos deste intelectual. A pesquisa toma dentre as referenciais teórico-conceituais: Chartier, Sirinelli, Chervel e Stake. Propõe-se Becker Y Silva como um educador, professor e intelectual, que em, certos aspectos, se distingue e em outros se aproxima de tantos outros nomes da educação brasileira. Por ações e proposições, propõe-se então, o reconhecimento de um professor e intelectual comprometido com seu trabalho e engajado em assuntos pertencentes à educação e à sociedade paranaense e, por consequência, à realidade macro da nação brasileira no período em que atuou. Diante destas considerações, verifica -se o caminho que nos auxilia a compreender o campo e o contexto educacional de um determinado período por meio de sua produção intelectual, como também em sua atuação de um professor itinerante, que se articula por seu posicionamento político e por suas redes de sociabilidades.

Presidente - 1843283 - SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
Interna - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Externa à Instituição - MARIA APARECIDA CRISSI KNUPPEL
Notícia cadastrada em: 24/10/2022 16:25