Banca de QUALIFICAÇÃO: BÁRBARA CANZIANI KRISTENSEN

DISCENTE : BÁRBARA CANZIANI KRISTENSEN
DATA : 27/10/2022
LOCAL: Sala do Google Meet: meet.google.com/hzy-scgi-hpf

Políticas de inclusão em Bolívia, Brasil e Uruguai: a influência dos organismos internacionais

Políticas de inclusão; in/exclusão; organismos multilaterais; Bolívia; Brasil; Uruguai

A presente dissertação encontra-se vinculada ao projeto de pesquisa intitulado “Influência dos organismos multilaterais na elaboração e implementação das políticas educacionais inclusivas e práticas pedagogicamente inovadoras na América Latina”, aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) através do edital de chamada pública nº 20/2020, que faz parte do “Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação para apoio aos grupos de pesquisa do Instituto Federal Catarinense (IFC)”. Fruto de um recorte desse projeto, este trabalho tem como o objetivo geral analisar como as recomendações dos organismos internacionais influenciaram a elaboração das políticas educacionais de inclusão de Brasil, Bolívia e Uruguai, no período de 1990 a 2010, a partir do estudo dessas políticas e dos documentos norteadores dessas agências. Para isso, valemo-nos da abordagem do ciclo de políticas, proposto por Ball e colaboradores (BALL; BOWE, 1992; BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2012; 2016; BALL, 1994; 2014; MAINARDES; MARCONDES, 2009; MAINARDES, 2006; 2018), em especial no que se refere ao contexto de influências e ao contexto da produção de textos. Também utilizamos, entre outros recursos, questões norteadoras, propostas por Mainardes (2006) e seus elementos teórico-metodológicos (MAINARDES, 2018). Seus objetivos específicos são: 1) interpretar os documentos de organismos internacionais produzidos em conferências e encontros relacionados à inclusão, a partir da abordagem do ciclo de políticas, especialmente no referente ao contexto de influências, proposto por Ball e colaboradores ; 2) compreender, à luz do contexto de produção de textos proposto por Ball e colaboradores, como as políticas de inclusão vigentes em Bolívia, Brasil e Uruguai são impactadas pelas recomendações dos organismos internacionais; 3) discutir como ocorre a mobilidade dessas informações entre os documentos dos organismos internacionais e os documentos das políticas de inclusão dos países selecionados, a partir dos elementos identificados nas recomendações dos textos desses organismos. Metodologicamente, nesta dissertação, optamos por desenvolver uma pesquisa pautada na abordagem qualitativa (STAKE, 2011), com característica descritiva e interpretativa, considerando a abordagem do ciclo de políticas, sob a perspectiva dos estudos comparados (CANÁRIO, 2006; CARVALHO, 2013; 2014; CIAVATTA, 2009; FRANCO, 2000; REZENDE; ISOBE; MOREIRA, 2013); sendo o levantamento de dados feito por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Para fazer a escolha de documentos, partimos da premissa de que, em especial, a partir da década de 1980, a América Latina passou por um momento de transformação, em que se proliferou o discurso da reforma educacional como condicionante imposta por organismos como o Banco Mundial (HATTGE; LOPES, 2015). Esse discurso fundamenta-se na crença na interferência do modelo neoliberal que transforma a educação em um produto seguindo uma lógica de mercado (TORRES, 1996; SHIROMA, 2001; MARCONDES, 2005; AZEVEDO; SHIROMA; COAN, 2012; LIBÂNEO, 2012; BALL, 2013; FONSECA, 2013; TORRES, 2013; CUENCA, 2014; LOPES; CABRAL NETO, 2020, entre outros). Essas reformas, unificadas sob o mote de “educação para todos”, contaram com o apoio de agências internacionais, como a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Banco Mundial (BM) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), cuja seleção de documentos norteadores, gerados a partir de conferências e encontros relacionados à educação, analisa-se neste trabalho. Complementarmente, além das políticas de inclusão vigentes em Bolívia, Brasil e Uruguai, também foram selecionados outros documentos nacionais que contribuíram na construção desse processo, pesquisados no Sistema de Informação de Tendências Educacionais na América Latina (Siteal). No que tange ao conceito de inclusão, optamos por abordá-lo considerando-o também sob a perspectiva da exclusão, utilizando o termo in/exclusão (VEIGA-NETO; LOPES, 2007, 2011; LOPES; LOCKMANN; HATTGE; KLAUS, 2010; LOPES; FABRIS, 2013; RECH, 2013; SARDAGNA, 2013; SANTOS; KLAUS, 2013, entre outros), considerando a sua complexidade, em especial no contexto de uma sociedade neoliberal. É importante mencionar que consta da realização deste estudo os resultados de um estado da arte, que apontou não haver, até o momento, trabalhos que tratem sobre o assunto específico da dissertação em questão, indicando o possível ineditismo da pesquisa.

Externa à Instituição - ELÍ TEREZINHA HENN FABRIS - Unisinos
Interno - 2764188 - ALEXANDRE VANZUITA
Presidente - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Notícia cadastrada em: 22/09/2022 14:36