Banca de DEFESA: RAQUEL BERNARDES CORRÊA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAQUEL BERNARDES CORRÊA
DATA : 26/09/2022
HORA: 13:30
LOCAL: Miniauditório da biblioteca, piso térreo do bloco F (no Hall de entrada da biblioteca). O endereço d
TÍTULO:

DIREITO À PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO PLANEJAMENTO DO
COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES
NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
MUNICIPAIS DE GASPAR /SC (2012-2020)


PALAVRAS-CHAVES:

Participação das Crianças. Projeto Político Pedagógico. Educação Infantil.


PÁGINAS: 207
RESUMO:

 Esta pesquisa tem como objetivo central analisar se o direito à participação das crianças no
planejamento do cotidiano das instituições públicas municipais de Educação Infantil de
Gaspar /SC, é garantido nos Projetos Políticos Pedagógicos. Tenciona-se a seguinte questão:
Que concepções e representações são possíveis de serem interpretadas nos Projetos Políticos
Pedagógicos que propõem o direito à participação das crianças no planejamento do cotidiano
da Educação Infantil dos CDI’s – Centro de Desenvolvimento Infantil – da Rede Municipal
de Gaspar /SC? A pesquisa tem como fontes privilegiadas: três versões do ano de 2012,
escolhidos aleatoriamente do período de implementação dos documentos nas instituições, para
a compreensão da historicidade da trajetória vivenciada pelo município. Outros dezesseis
PPP’s, identificados como a última versão em vigência na instituição no ano de 2020. Além
dos PPP’s, foram tomadas como fontes a Proposta Pedagógica da Rede Municipal (GASPAR,
2010); o Referencial Metodológico da Prática Pedagógica, (GASPAR, 2010); os Critérios de
Avaliação para a Educação Infantil (GASPAR, 2012); o ebook, Educação Infantil de Gaspar:
uma proposta em constante reflexão (GASPAR, 2016); e o Documento Norteador para
Elaboração e/ou Atualização do Projeto Político Pedagógico (GASPAR, 2017). Como
interlocutores para as análises, se utilizou os documentos produzidos pelo MEC – Ministério
da Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI
(BRASIL, 2010); o Currículo Base do Território Catarinense – CBTC (SANTA CATARINA,
2019) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017). A discussão de
aspectos das políticas públicas para a Educação Infantil, se deu partir da produção da área
embasada em: (GADOTTI, 1998); (CARIA, 2011); (VEIGA, 2001) e (KUHLMANN JR,
2010). A metodologia se assenta na abordagem qualitativa e a pesquisa se inscreve como uma
etnografia de arquivos/documentos, na perspectiva documental, fundamentada em (FREHSE,
2005), (CLIFFORD, 2016), e (OLIVEIRA; BARBOSA, 2019). Para as análises dos dados,
dois conceitos foram problematizados de modo mais específico: concepção (MATOS;
JARDILINO, 2016) e (ABBAGNANO, 2007) e representação (CHARTIER, 1990; 1991),
considerando ainda os seguintes conceitos: cidadania infantil; (SARMENTO; SOARES;
TOMÁS, 2004), auscultar; (VASCONCELLOS, 2017); (ROCHA, 2008) e (SARMENTO,
2005), protagonismo, (NASCIMENTO, 2019); (GAITÁN, 1998) e (FRIEDMANN, 2020),
socialização, reprodução interpretativa e cultura pares, (SARMENTO, 1997; 2007; 2009);
(SARMENTO; PINTO, 1997); (QVORTRUP, 2011) e (CORSARO, 2002; 2009)
(SARMENTO, 1997; 2007; 2009); (SARMENTO; PINTO, 1997); (VASCONCELLOS,
2017) além de (SARMENTO; FERNANDES e TOMÁS, 2007). Ao final da investigação
contatou-se ações registradas nos PPP’s das intuições que contemplam o direito à participação
das crianças entre elas destacam-se, a organização dos espaços, o trabalho com a metodologia
de projetos e as assembleias realizadas com a participação das crianças.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1843283 - SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
Interna - 3803554 - MARILANE MARIA WOLFF PAIM
Externa à Instituição - VERA LÚCIA GASPAR DA SILVA
Notícia cadastrada em: 11/08/2022 09:49
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