Banca de DEFESA: JONATAS RUBENS TAVARES

DISCENTE : JONATAS RUBENS TAVARES
DATA : 05/09/2022
LOCAL: Miniauditório da Biblioteca - Bloco F - Campus Camboriú

EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS NACIONAIS E INICIATIVAS INSTITUCIONAIS DE COMBATE À EVASÃO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

Instituto Federal Catarinense. Evasão no ensino superior. Políticas públicas.

O ensino superior brasileiro surgiu oficialmente no século XIX, voltado às elites para o atendimento a demandas estatais por formação de mão de obra. No século XX começou a se popularizar o ensino superior no país, mas com o acesso dificultoso. O cenário começou a mudar no início do século XXI, com iniciativas governamentais que resultaram no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Além desta, outra iniciativa que impactou a ampliação da rede pública federal foi a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no ano de 2008. Apesar da expansão e da ampliação do acesso, pesquisas revelam altos índices de evasão, ou seja, a permanência dos acadêmicos tem enfrentado desafios, mesmo com a elaboração de políticas públicas e de mecanismos de combate à evasão. E o Instituto Federal Catarinense não foge a essa realidade. Mediante o exposto, este trabalho tem por objetivo analisar a efetividade das políticas nacionais e das iniciativas institucionais praticadas quanto à evasão do ensino superior no Instituto Federal Catarinense. Para tanto foram eleitos para análise de efetividade o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e o Projeto Estudo sobre Evasão Escolar no IFC. A pesquisa deu-se de forma quali-quantitativa, com técnica de coleta de dados documental e adotando, na análise dos dados, a análise de conteúdo. As fontes quantitativas foram os censos internos do IFC dos anos de 2013 a 2019, com dados de evasão de cursos de Bacharelado (Agronomia, Ciência da computação, Medicina veterinária e Sistemas de informação), Licenciatura (Física, Matemática e Pedagogia) e Tecnologia (Redes de computadores). A exposição e análise dos dados se deu à luz do contexto histórico, das políticas públicas da educação e com a contribuição de trabalhos sobre evasão localizados em levantamento do estado do conhecimento. Frente os resultados verificamos que o curso superior de Tecnologia analisado apresenta as maiores taxas de evasão, estando entre 7,94 e 20,5%; em segundo lugar estão os cursos de Licenciatura, entre 12,78 e 16,07%; e os cursos de Bacharelado apresentam as menores taxas, entre 9,77 e 11,54%. Entre as principais prováveis causas da evasão estão a dificuldade de conciliar trabalho e estudos, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho e a desvalorização da profissão docente. Já os cursos de Bacharelado apresentam menores taxas por serem predominantemente diurnos e integrais, sendo que a maioria do público se dedica exclusivamente aos estudos. A partir das análises, foi possível verificar que as políticas públicas e iniciativas institucionais de combate à evasão têm sido efetivas apenas parcialmente, ou seja, as evasões não reduziram, mas também não se elevaram, tendo se mantido entre 11,75 e 13,34% nos últimos cinco anos do período analisado. Sendo o IFC uma instituição de educação federal, suas iniciativas institucionais são regidas por políticas públicas educacionais a nível nacional, mas com possibilidade de flexibilidade para adequação à realidade imediata da instituição e seus acadêmicos. Para iniciativas mais efetivas, faz-se necessária não somente a consulta aos acadêmicos e à comunidade, como um acompanhamento constante do percurso formativo dos estudantes. Um trabalho mais preventivo, que ofereça subsídios, permitirá à instituição tomar iniciativas que poderão gerar resultados mais positivos na redução dos índices de evasão.

Externo à Instituição - ADRIANO LARENTES DA SILVA - IFSC
Presidente - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Interna - 1757038 - SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 22/07/2022 08:20