Banca de QUALIFICAÇÃO: TAINARA PREILIPPER

DISCENTE : TAINARA PREILIPPER
DATA : 13/09/2022
LOCAL: Miniauditório da Biblioteca - Bloco F - Campus Camboriú

UM OLHAR PARA AS ESCOLAS RURAIS: entre rupturas e permanências que articulam a constituição de uma educação do campo

Escola Rural. Superação. Educação do Campo. Médio Vale do Itajaí.

A presente pesquisa em andamento desenvolveu-se a partir da temática da escola rural e a possibilidade de sua superação e constituição de uma educação do campo. O trabalho está relacionado à linha de pesquisa "Processos Formativos e Políticas Educacionais" do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense. Como problematização da pesquisa, tem-se o questionamento se as escolas rurais articulam em suas práticas meios para a constituição da proposta de uma educação do campo. Tendo como objetivo investigar se as escolas rurais articulam em suas práticas meios para a constituição da proposta de uma educação do campo; identificando as rupturas históricas vivenciadas pelas escolas rurais, apontando seus possíveis desdobramentos para sua permanência, compreendendo sua função social para a representação da comunidade de vivência e enunciando as possibilidades de ressignificação das escolas rurais que integram o Médio Vale do Itajaí para o estabelecimento de uma educação do campo. A proposta de uma educação do campo é essencial para os sujeitos que a constituem, considera e integra em suas práticas seus valores, conhecimentos, experiências e interesses, estando de acordo com as especificidades do contexto local. Com caráter qualitativo, o estudo de campo fora adotado como metodologia a ser utilizada, e para o estudo das informações obtidas, será realizada uma análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Para delimitar o universo da pesquisa e considerar as variadas perspectivas, a pesquisa vinculou-se aos municípios do Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A partir do levantamento das escolas que integram este meio, observou-se que as escolas rurais ainda são uma concepção predominante nesta área. O estado do conhecimento realizado constatou que apesar da crítica sobre as práticas elitizadas das escolas rurais, há a necessidade de potencializá-las para além das análises comparativas. As conclusões provisórias demonstram a necessidade de discussão de um currículo específico para a educação do campo, contemplando suas múltiplas vertentes e reconhecendo seus saberes, de modo a colocar-se contra à homogeneização da educação tida como dominante. Espera-se com a continuidade da pesquisa a compreensão das formas de superação da escola rural e suas buscas por mudanças para representarem os saberes do campo, contribuindo para que suas práticas estejam refletidas na realidade de vivência.

Externo à Instituição - SADI JOSÉ RODRIGUES DA SILVA
Externa ao Programa - 2333130 - BERNADETE MACHADO SERPE