Banca de DEFESA: PRISCILA CARVALHO MONTEIRO

DISCENTE : PRISCILA CARVALHO MONTEIRO
DATA : 04/07/2022
LOCAL: Sala dos Conselhos, Bloco A (piso superior), Campus Camboriú

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: ATUAÇÃO E IMPACTOS PARA O PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES

Processos Formativos. Instituto Federal Catarinense. Equipe Multiprofissional.

A atuação de uma equipe multiprofissional se constitui como importante ferramenta no desenvolvimento dos aspectos relacionados à educação, em seu sentido mais amplo; partindo de tal perspectiva esta pesquisa, intitulada “Equipe Multiprofissional no Instituto Federal Catarinense: atuação e impactos para o processo formativo de docentes”, foi desenvolvida na linha de pesquisa: Processos Formativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense – PPGE/IFC. Como objetivo geral este estudo se propôs a analisar a atuação e os impactos da equipe multiprofissional para o processo formativo dos docentes do IFC, campus Araquari. Metodologicamente a pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa acerca da qual dialogamos com pesquisadores como Silva (2005), Minayo (1999) e Stake (2011). A elaboração do Estado do Conhecimento dialogou com Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2020), e a pesquisa exploratória se firmou nos debates estabelecidos com Lakatos e Marconi (2001). Os procedimentos analíticos encontraram essencialmente em Bourdieu (1990; 2007; 2010; 2011; 2013; 2014) e Dubar (2005; 2009) entre outros o sustento para delimitar o perfil da equipe multiprofissional e dos docentes do Instituto Federal Catarinense, campus Araquari a partir das grandes categorias dados pessoais, trajetória escolar, carreira profissional e formação inicial e continuada; bem como para analisar os impactos da atuação da equipe multiprofissional na formação dos docentes deste mesmo campus. Para tais análises o instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado enviado por meio de “googleforms” à equipe multiprofissional e aos docentes. Na seção introdutória contextualizamos o objeto e sua relevância pessoal, científica e social; elencamos os objetivos e o percurso metodológico da investigação. Na segunda seção revelamos as abordagens do objeto a partir do estado do Conhecimento. Já na terceira seção, caracterizamos a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e o Instituto Federal Catarinense elencando a formação de professores e, em seguida discorremos sobre o campus Araquari “locus” da pesquisa. Na quarta seção apresentamos a equipe multiprofissional nos Institutos Federais da Região Sul do Brasil e no Instituto Federal Catarinense - campus Araquari destacando sua atuação e dimensão educativa. Apresentamos também o perfil profissional da equipe multiprofissional. A quinta seção apresenta o perfil profissional do corpo docente campus Araquari e a sexta seção analisa os impactos da atuação da equipe multiprofissional para o processo formativo dos docentes. No que se refere aos resultados do estudo, observamos que com o desenvolvimento do Estado do Conhecimento diferenciamos equipe multidisciplinar e multiprofissional; destacamos também a importância do desenvolvimento de atividades coletivas que adotam perspectivas interdisciplinares. Já as análises voltadas à atuação e aos impactos da equipe multiprofissional mostraram que alguns docentes não conhecem o trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional no campus e os docentes que afirmaram conhecer o trabalho desenvolvido, descreveram aspectos relacionados à qualificação da prática pedagógica, aos processos de avaliação, ao uso de diferentes metodologias de ensino, ao suporte e apoio pedagógicos que geram processos inclusivos e à importância do trabalho colaborativo. Os resultados deste estudo também mostraram que a atuação de uma equipe multiprofissional no contexto escolar pode ocorrer de diversas formas e em diferentes momentos, com vistas a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de forma ampla.

Presidente - 1715961 - MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
Interna - 1755556 - FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA