Banca de DEFESA: AUGUSTO LEONARDO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AUGUSTO LEONARDO DA SILVA
DATA : 18/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala F-106, Bloco F, piso Superior - Campus Camboriú
TÍTULO:

DIDÁTICA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE SUA UTILIZAÇÃO NOS
PROCESSOS EDUCATIVOS DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Didática histórico-crítica. Estado do conhecimento. Pedagogia histórico-crítica. Método dialético. Ensino Médio.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Esta pesquisa consiste em um estado do conhecimento sobre a utilização da didática histórico-crítica, método que emerge da pedagogia histórico-crítica, e tem como objetivo geral analisar o que vem sendo produzido em teses e dissertações sobre a utilização da didática histórico-crítica em disciplinas do currículo base do ensino médio. Está vinculado à linha de pesquisa 2, processos educativos e inclusão, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Catarinense/ Campus Camboriú. Tomamos como referencial teórico para a compreensão da didática histórico-crítica os textos de Galvão, Martins e Lavoura (2019) e também de Gasparin (2002). Para a compreensão da pedagogia histórico-crítica nos embasamos nos textos de Saviani (1999, 2011, 2012 e 2013). Quanto a metodologia do estado do conhecimento, nos aproximamos de Romanowski e Ens (2006), que nos fornecem uma definição para esta metodologia, e Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021), que nos propõem uma esquematização para a realização deste trabalho. No que se refere a concepção epistemológica que norteia a escrita deste texto nos utilizaremos do método histórico-dialético com base em Rodriguez (2014) imbricando a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). O material analisado consiste em 26 textos divididos em teses e dissertações. Nossas análises foram dividias em três dimensões, a saber, dimensão bibliométrica, dimensão científica e dimensão textual. A partir das análises destas três dimensões foi possível identificar o quanto a didática histórico-crítica vem sendo utilizada nas mais diversas disciplinas, sobretudo nos últimos anos, que compõe o curricular escolar do ensino médio conseguindo despertar uma consciência crítica nos discentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1905263 - LIANE VIZZOTTO
Externa à Instituição - SANDRA SIMONE HOPNER PIEROZAN - UFFS
Interna - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Notícia cadastrada em: 15/06/2022 11:01
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