Banca de DEFESA: RENATA LEWANDOWSKI MONTAGNOLI

DISCENTE : RENATA LEWANDOWSKI MONTAGNOLI
DATA : 28/03/2022
LOCAL: Sala F-106

HISTÓRIA DE UMA OUTRA HISTÓRIA: AS TEMÁTICAS GÊNERO E FEMINISMOS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE HISTÓRIA NA REDE MUNICIPAL DE ITAPEMA/SC

Processos educativos. Gênero. Feminismos. História. Ensino Fundamental. Anos Finais.

Este trabalho teve como objetivo analisar a concepção e a implementação das temáticas gênero e feminismos, nas aulas de História dos anos finais do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Itapema/SC. A escolha dessa temática para a pesquisa de mestrado se deu em virtude dos processos de silenciamento quanto ao estudo de temas como gênero e feminismos nos espaços escolares. Desde os primeiros anos deste século (XXI), movimentos políticos de pautas conservadoras se mobilizaram para propagar a desinformação em relação aos temas, além de instituir um pânico moral acerca daquilo que chamam de “Ideologia de Gênero”. A atuação política desses movimentos levou ao processo de retirada ou negligência das temáticas gênero, feminismos, sexualidades dos documentos suleadores da educação nacional, estadual e municipal. Esse processo gerou um retrocesso em relação a debates já travados e superados num passado nacional recente, como da publicação no ano de 1997 dos Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Essa “caçada antigênero” gerou e gera entre as docentes inseguranças no trabalho com as temáticas que visam discutir a normatização da sociedade, principalmente devido a vigilância das famílias. Muito embora, essas discussões continuam acontecendo, pois fazem parte dos debates necessários para a efetivação dos direitos humanos, diversidade, democracia entre outros. Diante deste cenário nada favorável e conhecendo empiricamente a rede de ensino analisada é que elaboramos as seguintes hipóteses: a) as questões que envolvem gênero e feminismos são pouco, ou não são trabalhadas em sala de aula pelas docentes de História, por falta de conhecimento sobre as temáticas, ou, por haver preocupação quanto às polêmicas que esses temas suscitam; b) os materiais didáticos/pedagógicos de referência não tratam dos temas, ou o fazem de forma superficial, não promovendo o debate acerca das questões que englobam gênero e feminismos. As hipóteses foram confirmadas parcialmente, pois surpreendentemente foi possível constatar que os temas gênero e feminismos são discutidos durante as aulas de história das professoras participantes deste trabalho. A participação das docentes se deu através de entrevistas semiestruturadas, as quais passaram pelo processo de análise através da técnica de análise de conteúdo conforme descreve Bardin (1977) e Franco (2021). A fundamentação teórica desta pesquisa, quanto a gênero e feminismos, se deu através de pesquisas documentais e bibliográficas, nas quais obras de Louro (1997; 2000; 2011; 2012), Pedro (1994; 2005; 2017; 2019), Santos (2008; 2009, 2020) e Matos (1997, 2000) foram os referenciais. Por essas especificidades, esse trabalho se enquadra no escopo de uma pesquisa qualitativa de acordo com Gamboa (2003). Este trabalho está inserido na linha de pesquisa 2) Processos Educativos e Diversidade do Programa de PósGraduação em Educação do Mestrado Acadêmico em Educação do Instituto Federal Catarinense – IFC/Campus Camboriú/SC.

Externa à Instituição - JOANA MARIA PEDRO
Presidente - 1905263 - LIANE VIZZOTTO
Interna - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Notícia cadastrada em: 24/02/2022 17:41