Banca de DEFESA: CLEUNICE MARTINS DE SIQUEIRA DA SILVA

DISCENTE : CLEUNICE MARTINS DE SIQUEIRA DA SILVA
DATA : 29/03/2022
LOCAL: Sala dos Conselhos

PROCESSOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE FRAÇÕES: a contribuição do jogo digital Fraciomia a partir da percepção dos acadêmicos do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú/SC

Processos Educativos. Matemática. Operações com Frações. Recursos Tecnológicos na Aprendizagem. Fraciomia.

A tecnologia está inserida no cotidiano das pessoas para além do que podemos perceber. Em relação a geração atual, que já nasce imersa neste mundo digital, a forma de ensino tradicional tende apresentar-se a cada dia com menos atrativos. Diariamente os educadores se deparam com estudantes que manifestam baixo rendimento, falta de entusiasmo e mesmo certa aversão ao ensino da matemática. Por outro lado, os professores desta disciplina se sentem pouco estimulados por conta das dificuldades enfrentadas no desempenho laboral (LAURENTINO; FREITAS; NUNES, 2017, SANTOS; FONSECA, 2019). Neste contexto, os jogos educacionais quando utilizados no ambiente escolar como ferramentas pedagógicas podem vir a contribuir para despertar a atenção e auxiliar positivamente no ensino-aprendizagem. Sob outra perspectiva, um jogo pedagógico não pode apenas ser objeto de entretenimento, ele precisa ter objetivos de ensino claros, e com recursos para que o professor possa avaliar quais jogos realmente cumprem seu propósito. A base teórica elencada para fundamentar as análises da pesquisa contou com a colaboração de autores, como: Prensky (2012), Mattar (2010), Laurentino, Freitas e Nunes (2017), Santos e Fonseca (2019), Souza, Depresbiteris e Machado (2004), Coutinho e Alves (2016), Ramos (2013), Jappur, Forcellini e Spanhol (2014), Savi (2011), Feuerstein, Feuerstein e Falik (2014), Feuerstein (1990), Keller (1987, 2016), entre outros. O estudo foi realizado com o objetivo de analisar se, na percepção dos acadêmicos do curso de licenciatura em matemática do IFC campus Camboriú/SC, o jogo Fraciomia auxilia no ensino-aprendizagem de frações.  Para avaliar o jogo foi adotado o modelo de avaliação ARCS de John Keller e a Teoria de Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE) de Reuven Feuerstein. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem mista e exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário encaminhado via online para os acadêmicos de 3 das turmas em andamento do curso de Matemática, ano letivo de 2021. Participaram no total 27 acadêmicos, cujas respostas, foram tabuladas e analisadas em relação ao modelo de avaliação ARCS e a TMCE. Os resultados das análises dos dados indicaram, na percepção dos respondentes, para validação do jogo Fraciomia como ferramenta para auxílio no ensino-aprendizagem do conteúdo de adição e subtração de frações com denominadores diferentes. No entanto, considera-se ampliar este estudo em ambiente escolar com os estudantes do ensino fundamental II e fortalecer os resultados aqui sinalizados, de que o jogo Fraciomia pode auxiliar no aprendizado. Colaborando também para incorporação de recursos tecnológicos, como os jogos digitais, capazes de contribuir na promoção da aprendizagem para um ambiente escolar mais compatível com as preferências desta geração atual.

Interno - 2322799 - AIRTON ZANCANARO
Externa ao Programa - 1801514 - CARLA MORSCHBACHER
Externa à Instituição - DANIELA KARINE RAMOS - UFSC
Notícia cadastrada em: 24/02/2022 10:24