Banca de DEFESA: ANDRÉA DE SOUZA GOIS

DISCENTE : ANDRÉA DE SOUZA GOIS
DATA : 18/01/2022
LOCAL: meet.google.com/fwu-jkpg-fco

Políticas Educacionais: as vozes das professoras alfabetizadoras sobre formação continuada e prática pedagógica.

Diretrizes Curriculares. Projetos Políticos Pedagógicos. Formação Continuada. Prática pedagógica. Vozes das professoras alfabetizadoras.

Essa pesquisa realiza estudos na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Mestrado em Educação do IFC. Inicialmente realizou-se um estado do conhecimento com o intuito de mapear as produções científicas relacionadas ao tema deste estudo e uma contextualização da história/trajetória profissional/pessoal da pesquisadora, relacionando com o objeto de estudo. De modo geral, o trabalho objetiva analisar a importância das vozes das professoras alfabetizadoras sobre a relação das Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Itajaí e dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas onde atuam com a formação continuada e a prática pedagógica. A metodologia é de cunho qualitativo Bogdan e Biklen (1994), Gamboa (2002, 2003), Gatti (2007), Gatti e André (2010) com procedimentos de análise documental Severino (2007) e Gil (2008), questionário semiestruturado Marconi e Lakatos (2013) e análise de conteúdo Bardin (2004) e Franco (2008). Os principais objetos de estudo são o documento deDiretrizes Curriculares da Educação Básica de Itajaí e os PPPs de três escolas com contextos distintos (escola básica, grupo escolar e escola de campo). O intuito será analisar criticamente as Diretrizes Curriculares do município e os PPPs, além de compreender qual a percepção das professoras com relação a formação continuada e a prática pedagógica mediada por esses documentos. Os sujeitos da pesquisa foram as professoras do ciclo de alfabetização (1º e 2º ano do Ensino Fundamental), tendo sete participantes. O referencial teórico está embasado principalmente por Fonseca (2017), Soares (1985, 2005, 2009), Tfouni (2006), Mortatti (2006), Ferreito e Teberosky (1999), Moraes (2019), Freire (1987), Garcia (2015), Nóvoa (1995), Garcia e Alves (2012), Oliveira (2018), Cartaxo e Martins (2008), Santos e Costa (2014), Rios (2015) e Francioli (2010). Este tema de pesquisa se faz relevante porque, devido às atuais reformas curriculares, a formação docente e a busca pela melhoria nos processos de alfabetização é tomada como centro das discussões. Os resultados da pesquisa demonstram que a maioria das professoras alfabetizadoras participaram de formações continuadas relacionadas as Diretrizes Curriculares Municipais e da elaboração do PPP da escola onde atuam, afirmando que esses momentos são importantes para propiciar um norte para prática pedagógica. Além disso, a maioria das professoras apontam a importância do protagonismo docente com relação as políticas públicas e formação continuada, indicando a relevância das trocas de experiências entre pares, da qualidade de ensino relacionada aos recursos físicos e humanos, do desenvolvimento profissional e da relação teoria e prática.

Externa à Instituição - SANDRA CRISTINA VANZUITA DA SILVA
Presidente - 3803554 - MARILANE MARIA WOLFF PAIM
Interna - 1757038 - SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 16/12/2021 21:32