Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE LUCIANO CORRÊA

DISCENTE : CRISTIANE LUCIANO CORRÊA
DATA : 18/01/2022
LOCAL: meet.google.com/dxu-ehrb-dkp

PROCESSOS FORMATIVOS DOS ALFABETIZADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GASPAR: POSSÍVEIS ENCAMINHAMENTOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA

Processos Formativos. Professor Alfabetizador. Formação Continuada.

Essa pesquisa realiza estudos na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Mestrado em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Camboriú. De acordo com as pesquisas realizadas, os processos formativos do professor alfabetizador iniciam nas suas primeiras experiências escolares enquanto estudante, por demarcar vivências que possam influenciar nas suas concepções futuras, na formação inicial, nas relações estabelecidas na prática pedagógica e também na formação continuada, sendo considerado esses, os processos formativos. Pesquisar sobre os processos formativos dos professores alfabetizadores, possibilita compreender este percurso vivenciado. A partir dessa constatação, o presente projeto tem como objetivo de estudo compreender os processos formativos dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Gaspar - SC, identificando assim possíveis encaminhamentos para a formação continuada. Os referenciais teóricos sobre a alfabetização/letramento estão baseando-se nos pesquisadores como: Soares (2013), Mortatti (2010), Ferreiro (2003), e referente a formação de professores, baseando-se nos estudos de Nóvoa (1998), Freire (1989), Gatti (1997). A trajetória metodológica da pesquisa percorre nas reflexões teóricas pautadas na abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, fundamentadas em: André (1983), Gamboa (2003), Creswell (2010). A produção de dados ocorrerá a partir de instrumentos e mecanismos como: questionário, objetivando desvelar o perfil profissional dos alfabetizadores, delineando as vivências e experiências em processos formativos, identificando concepções e possíveis encaminhamentos para a formação continuada. Pretende-se com essa pesquisa compreender os processos formativos dos alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Gaspar, identificando possíveis encaminhamentos para a formação continuada.

Externa à Instituição - MARIA LUCIA MAROCCO MARASCHIN
Presidente - 3803554 - MARILANE MARIA WOLFF PAIM
Interna - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Notícia cadastrada em: 06/12/2021 15:53