Banca de DEFESA: SILVIA RAQUEL SCHREIBER BONIATI

DISCENTE : SILVIA RAQUEL SCHREIBER BONIATI
DATA : 13/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/yur-mmtr-uhu

Política de Educação Especial: uma análise do processo de implementação na rede municipal de ensino de Gaspar/SC

Políticas Públicas. Educação Especial. Educação Inclusiva. Rede Municipal de Ensino

Esta pesquisa objetiva analisar como as diretrizes expressas na Política de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Gaspar/SC são implementadas pelas professoras de Educação Especial no âmbito da referida rede. Constitui-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental e bibliográfica, a partir de publicações de pesquisadores, documentos e legislações referentes às políticas públicas, ao público da educação especial, aos processos educativos e à educação inclusiva. Também utilizamos entrevista semiestruturada com nove professoras da Educação Especial, servidoras efetivas da rede municipal de ensino de Gaspar/SC. Em relação à perspectiva teórico metodológica adotada para investigar o fenômeno implicado nesta pesquisa considerou-se a abordagem do “ciclo de políticas” de Stephen Ball (1992, 2006) para nos fornecer subsídios e desvelar como a política local foi/é produzida, quais as concepções e os efeitos da política pesquisada no âmbito da organização local. Estudos de autores como Bueno (2013), Garcia (2005, 2014, 2017), Shiroma (2005, 2011), Peroni (2009), Prieto (2000, 2015), Pletsch (2010), entre outros, contribuíram no embasamento desta pesquisa. No capítulo 1, destacamos a questão das políticas públicas voltadas para a Educação Especial na perspectiva inclusiva, discutindo o papel do Estado nas políticas públicas e a influência dos organismos internacionais na formulação de tais políticas. O capítulo 2 destina-se a caracterizar a rede municipal de ensino de Gaspar, as concepções que norteiam sua organização, apresentando como a modalidade da Educação Especial é articulada no referido contexto. No capítulo 3 se faz a análise e discussão da Política de Educação Especial da rede municipal de ensino de Gaspar, enfatizando os elementos coletados nas entrevistas com as professoras de Educação Especial, abordando os desafios e limites na implementação da mesma e buscando compreender como ela acontece de fato. Nas considerações finais, retomamos os aspectos relevantes do processo de pesquisa, apontando como resultados a compreensão de que a perspectiva inclusiva anunciada nas políticas públicas de Educação Especial, assim como a da rede municipal de Gaspar, acaba por atender aos interesses do capital, mantendo a ordem vigente do sistema econômico e sua estrutura excludente, sem provocar transformações que possibilitem a emancipação dos sujeitos, sejam eles estudantes ou professores. Quanto aos achados sobre a compreensão das professoras de Educação Especial em relação à política local denota-se que as mesmas adotam uma posição crítica, porém as percepções levantadas apontam que, a maioria, de suas práticas se pautam pelo modelo médico/clínico, o qual é permeado pelo viés da normalização e reabilitação dos sujeitos/estudantes. Para finalizar, levantamos as limitações e desafios observados no contexto local e apontamos algumas questões que poderão ser analisadas em investigações posteriores.

Interna - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Presidente - 1905263 - LIANE VIZZOTTO
Externa à Instituição - ROSALBA MARIA CARDOSO GARCIA
Notícia cadastrada em: 09/11/2021 07:45