Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANNE DE DEUS CORRÊA PIETZAK

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANNE DE DEUS CORRÊA PIETZAK
DATA : 29/11/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/nzn-hyxa-xii
TÍTULO:

Educação de Crianças Surdas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Contexto Bilíngue e na Inclusão Escolar: uma Revisão Bibliográfica e Documental


PALAVRAS-CHAVES:

Bilinguismo. Educação de Surdos. Inclusão. Anos Iniciais.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

A pesquisa em andamento intitulada Educação de Crianças Surdas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Contexto Bilíngue e na Inclusão Escolar tem como objetivo geral investigar a educação de crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental em contexto bilíngue e na inclusão escolar no estado de Santa Catarina. O percurso metodológico desta pesquisa será descritivo (GIL, 2002; GIL, 2008), bibliográfico e documental (MARCONI; LAKATOS, 2003; SEVERINO, 2007; GIL, 2008) de abordagem qualitativa (SEVERINO, 2007; GIL, 2008; SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009). Na filosofia de ensino do Oralismo, a literatura aponta um verdadeiro fracasso na trajetória escolar e um abismo na história da educação de surdos durante esse período. Do Oralismo para Comunicação Total/Bimodalismo não percebemos mudanças significativas (CICCONE, 1990; GOLDFELD, 1997; SOARES, 2005; STROBEL, 2009; PIETZAK; 2017). O Bilinguismo, porém, avança significativamente, pois é a partir dele que a Língua de Sinais é aceita como língua materna, Primeira Língua (L1), e por isso entende-se que esta deve ser a língua de instrução na educação de surdos. (LACERDA, 2009; Quadros 1997, 2005, 2006, 2008; Soares, 2005; Quadros e Stumpf, 2009; Quadros e Perlin, 2007; Fernandes, 2005, 2015). Contudo, apesar do Bilinguismo se mostrar a melhor proposta na educação de surdos, o impasse está então na forma como ele se apresenta nos contextos abordados. O Estado da Arte demonstrou que as discussões acerca desta temática carecem do rigor científico e metodológico das pesquisas no âmbito da Pós-Graduação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2253759 - ROGERIO SOUSA PIRES
Interna - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Externa à Instituição - ELIANA CRISTINA BÄR - IFSC
Notícia cadastrada em: 04/11/2021 09:49
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03