Banca de DEFESA: TAMIRIS POSSAMAI

DISCENTE : TAMIRIS POSSAMAI
DATA : 24/11/2021
LOCAL: meet.google.com/qqe-sokg-ggd

DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO/NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: O PERCURSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO, AS POTENCIALIDADES E OS DESAFIOS

Ensino Médio Integrado. Instituto Federal Catarinense. Formação humana integral. Diretrizes institucionais.

Esta dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense e é vinculada à linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais. Trata-se de um estudo que versa sobre o percurso de construção e implementação de Diretrizes para o Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal Catarinense (IFC). O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar os desafios e as potencialidades para que o EMI, ofertado pelo IFC, constitua-se em uma oferta de formação humana integral no atual contexto histórico. A pesquisa foi orientada por bases e pressupostos epistemológicos do materialismo histórico e dialético e utilizou procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a partir de abordagem qualitativa. Nas seções dois e três foram discutidas algumas das determinações históricas do trabalho, as formas de organização da produção capitalista a partir do século XX para conhecermos aspectos históricos sobre o Ensino Médio e a Educação Profissional, no Brasil, buscando compreender a relação Trabalho-Educação com aporte teórico de pesquisadores(as) brasileiros(as). A quarta seção teve como fontes principais alguns documentos institucionais e foi articulada de forma a discutir o recente percurso de construção e implementação das Diretrizes para o EMI do e no IFC, que teve sua gênese em 2012 e que corresponde a uma trajetória coletiva nunca antes vivenciada pela instituição na busca por um alinhamento teórico-político e metodológico na oferta dos cursos integrados. O percurso de construção das Diretrizes para o EMI teve como síntese das disputas internas o documento aprovado pela Resolução nº 016/2019/CONSUPER/IFC, a partir da qual encadeou-se sua etapa de implementação. Na seção quinta desta dissertação o enfoque foi analisar e problematizar as percepções de trabalhadores(as) do IFC que participaram de alguma etapa do percurso institucional através de dados produzidos a partir de instrumentos e procedimentos de pesquisa de campo. Como principais resultados desta pesquisa tem-se que o movimento do IFC, voltado ao EMI, compromete-se com uma concepção de formação humana integral e com a construção de uma política institucional que não se limita ao rebaixamento formativo proposto nacionalmente pela Contrarreforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), por isso, representa um avanço no âmbito institucional e uma resistência ao cenário nacional. Além do propósito de superar a dualidade histórica que marca a educação brasileira, o percurso de construção e implementação de Diretrizes para o EMI do IFC também tem como potencialidade o envolvimento de um conjunto de trabalhadores(as) que defendem a concepção de formação humana integral que fundamenta o EMI e buscam formas de fortalecer, nas práticas integradas e integradoras, o EMI. Já os principais desafios para que o EMI do IFC se constitua em uma proposta de formação humana integral se devem à falta de compreensão de muitos(as) trabalhadores(as) do IFC acerca da concepção do EMI, apesar do intenso percurso dos últimos nove anos; à falta de formação continuada acompanhada de condições de discussão e aprofundamento; à oposição à proposta institucional e às determinações históricas da relação trabalho-educação advindas da totalidade social.

Presidente - 1755556 - FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
Interna - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Externo à Instituição - DANTE HENRIQUE MOURA
Notícia cadastrada em: 27/10/2021 17:08