Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL BERNARDES CORRÊA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAQUEL BERNARDES CORRÊA
DATA : 24/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual - meet
TÍTULO:

DIREITO À PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO PLANEJAMENTO DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL:  O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS DE GASPAR /SC


PALAVRAS-CHAVES:

Participação das Crianças. Projeto Político Pedagógico. Educação Infantil.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O direito à participação das crianças é a temática desta pesquisa que tem como objetivo central analisar o direito à participação das crianças no planejamento do cotidiano das instituições públicas municipais de Educação Infantil de Gaspar /SC, garantido nos Projetos Políticos Pedagógicos. Tenciona-se a seguinte questão: Em que medida o direito à participação das crianças, no planejamento do cotidiano das instituições públicas municipais de Educação Infantil de Gaspar /SC, está garantido nos Projetos Políticos Pedagógicos? Apoiada em (FREHSE, 2005), (CLIFFORD, 2016), e (OLIVEIRA; BARBOSA, 2019). Os PPP’s que serão analisados referem-se a três versões do ano de 2012, escolhidos aleatoriamente do período de implementação dos documentos nas instituições, para a compreensão da historicidade da trajetória vivenciada pelo município. Os demais são versões identificadas como a última versão, atualizada pela instituição no ano de 2020. Além dos PPP’s a análise irá perpassar a Proposta Pedagógica da Rede Municipal (GASPAR, 2010); o Referencial Metodológico da Prática Pedagógica, (GASPAR, 2010); os Critérios de Avaliação para a Educação Infantil (GASPAR, 2012) o ebook, Educação Infantil de Gaspar: uma proposta em constante reflexão (GASPAR, 2016); e o Documento Norteador para Elaboração e/ou Atualização do Projeto Político Pedagógico (GASPAR, 2017). Como interlocutores para as análises, irá se utilizar os documentos produzidos pelo MEC – Ministério da Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2010); o Currículo Base do Território Catarinense – CBTC (SANTA CATARINA, 2019) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017). A discussão de aspectos das políticas públicas para a Educação Infantil, se dará a partir da produção da área embasada em: (GADOTTI, 1998); (CARIA, 2011); (VEIGA, 2001) e (KUHLMANN JR, 2010). A metodologia se assenta na abordagem qualitativa e a pesquisa se inscreve como uma etnografia de arquivos/documentos, na perspectiva documental. Os documentos serão analisados por meio da análise de conteúdo, (BARDIN, 2011), considerando os seguintes conceitos: cidadania infantil; (SARMENTO; SOARES; TOMÁS, 2004), auscultar; (VASCONCELLOS, 2017) (ROCHA, 2008) e (SARMENTO, 2005), protagonismo infantil, (NASCIMENTO, 2019); (GAITÁN, 1998) e (FRIEDMANN, 2020), socialização, reprodução interpretativa e cultura pares, (SARMENTO, 1997; 2007; 2009); (SARMENTO; PINTO, 1997) (QVORTRUP, 2011) e (CORSARO, 2002; 2009), na perspectiva de assimilar a articulação destes conceitos, com a participação das crianças. (SARMENTO, 1997; 2007; 2009); (SARMENTO; PINTO, 1997) (VASCONCELLOS, 2017) além de (SARMENTO; FERNANDES e TOMÁS, 2007, p. 197) Para interpretação das concepções presentes nos documentos-fontes desta pesquisa, será tomado o conceito de representação, fundamentado em (CHARTIER, 1991), no sentido de compreender que as concepções presentes e representações de criança, infância e Educação Infantil, indicando até mesmo lutas de representações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1843283 - SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
Interna - 3803554 - MARILANE MARIA WOLFF PAIM
Externa à Instituição - VERA LÚCIA GASPAR DA SILVA
Notícia cadastrada em: 25/10/2021 08:14
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