Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIAS MANDE LAURINDO ANDRÉ

DISCENTE : ELIAS MANDE LAURINDO ANDRÉ
DATA : 26/10/2021
LOCAL: https://meet.google.com/stb-tvcv-dsr

Experiências discentes no processo de formação inicial e inserção profissional no curso de licenciatura em educação escolar quilombola - habilitação pedagogia da Univille

Quilombos; Quilombolas; Educação Escolar Quilombola; Formação de professores; Processos formativos.

Neste trabalho objetiva-se analisar quais os sentidos que os(as) discentes da Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (EEQ) – Habilitação Pedagogia da Univille produzem a partir das experiências de formação inicial e das possíveis experiências de inserção profissional. Em termos de lugar da pesquisa, este trabalho está inserido na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC. A EEQ, conquistou o seu espaço de protagonismo na arena educacional brasileira no ano de 2010, na Conferência Nacional de Educação – CONAE (BRASIL, 2012), cujo tema principal de discussão foi a diversidade no processo educativo. Nessa conferência, por reinvindicação da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e do Movimento Negro Unificado (MNU), apresentou-se a necessidade de inclusão da EEQ no Plano Nacional de Educação (PNE 2010) como modalidade de educação básica (BRASIL, 2012). Como resultado, por meio do Parecer CNE/CEB 07/2010 e da Resolução CNE/CEB 04/2010, a EEQ foi incluída como modalidade da educação básica nas Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica (BRASIL, 2010). Em termos de conceituação, entende-se por EEQ, os processos educativos desenvolvidos em unidades inscritas em terras quilombolas e/ou em instituições que recebem estudantes quilombolas, cujo conteúdo curricular é orientado no sentido de abranger/atender as especificidades das comunidades quilombolas (BRASIL, 2013). Entre os órgãos oficiais, no Brasil, as comunidades quilombolas são compreendidas a partir do que afirma o Decreto 4.887/2003, que as conceitua como grupos étnico-raciais, segundo critérios de autoatribuição, proprietários de determinadas peculiaridades, como trajetória histórica própria e relações territoriais específicas, além da presunção de ancestralidade negra atrelada a manifestação de resistência à opressão histórica sofrida (BRASIL, 2011). Pelo fato da criação de políticas públicas educacionais ser responsabilidade do Estado, o governo do Estado de Santa Catarina lançou no dia 30 de maio de 2019, o Edital nº 1009/SED/2019, para a abertura do curso de licenciatura em EEQ em três cidades do estado. No dia 28 de junho de 2019, foi publicado o resultado do Edital, anunciando como vencedora a Universidade da Região de Joinville (Univille), única IES que apresentou a proposta, de acordo com o resultado final. Consequentemente, o curso está sendo ofertado apenas em Joinville, tendo iniciado as aulas no dia 29/07/2019, com uma turma de 40 alunos(as) – número de vagas pré- estabelecido no Edital. As experiências da formação inicial destes(as) alunos(as) constituem o objeto de investigação deste trabalho, assim como, as experiências de inserção profissional. Este trabalho é orientado pelos seguintes objetivos específicos: a) discutir teoricamente, de modo geral, a formação de professores(as) na atualidade brasileira e notadamente a formação de professores em Educação Escolar Quilombola; b) descrever o contexto de formação inicial dos discentes da licenciatura em Educação Escolar Quilombola – Habilitação Pedagogia da Univille; c) caracterizar os aspectos sociohistóricos e culturais dos discentes da licenciatura em Educação Escolar Quilombola; d) compreender os sentidos produzidos pelos(as) discentes sobre a formação inicial e inserção profissional. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de característica analítico-descritiva e interpretativa, cuja a coleta de dados deu-se a partir da elaboração de um questionário semiestruturado online, submetido a todos(as) as estudantes, por meio da plataforma google forms, no qual responderam dez discentes. A partir das primeiras leituras e análises das respostas coletadas pelo questionário, percebeu-se a necessidade de um segundo momento de coleta de dados, em que isto nos levou a realização de um grupo focal, feito de modo virtual pelo google meet, cujo tivemos a participação de onze discentes. O exercício de construção de conhecimento (produção da dissertação) dar-se-á pela análise crítica e criteriosa, descrição e interpretação das Diretrizes Curriculares para a EEQ (BRASIL, 2013) em diálogo com as experiências relatadas/narradas pelos(as) discentes, por meio da técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin (1997) e de Maria Franco (2018). Esta investigação está fundamentada por determinadas bases de pesquisas e teóricos como: Arroyo (2014); Costa (2016); Cunha (2012); Dubar (2006); Gomes (2015); Hall (2014); Munanga (1996; 2015); Nascimento (2016; 2019); Gomes e Gonçalves (2011); O’dwyer (2002); Pimenta (1996); Silva (2014). Portanto, visa-se analisar, descrever e interpretar o contexto de formação, caracterizar os aspectos sócio-históricos e culturais dos discentes e, inferir sobre o processo de formação inicial e inserção profissional.

Externa à Instituição - CAROLINA DOS ANJOS DE BORBA - UFPR
Presidente - 2764188 - ALEXANDRE VANZUITA
Interna - 1715961 - MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
Notícia cadastrada em: 21/09/2021 11:19