Banca de DEFESA: LUCIANE HINTERHOLZ

DISCENTE : LUCIANE HINTERHOLZ
DATA : 05/07/2021
LOCAL: meet.google.com/jsv-gget-jdt

PROCESSOS FORMATIVOS E SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC): CAMPUS CAMBORIÚ E VIDEIRA (2010 – 2016).

Instituto Federal Catarinense. Curso de Pedagogia. Egressos IFC. Processos Formativos e Socialização Profissional.

Estudos sobre a profissão, a profissionalização e a formação docente, têm sido cada vez mais debatidos entre pesquisadores do campo educacional. No Brasil estes estudos percorreram trajetórias e elaborações teóricas por meio de pesquisas que se propagaram no campo educacional. Desta forma, este estudo, desenvolvido na linha de pesquisa “Processos Formativos e Políticas Educacionais”, do Programa de Pós Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, analisou os processos formativos e a socialização profissional de egressos dos Cursos de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense – Campi Camboriú e Videira entre os anos de 2010 a 2016. Os referenciais teóricos que o ancoraram pautaram-se em teóricos que transitam entre a História e a Sociologia da Educação. Quanto a primeira, pesquisadores como Gatti, Saviani, Cruz, Aguiar, Nóvoa e Tardif possibilitaram a compreensão dos processos formativos dos professores, tanto no Brasil quanto em Santa Catarina. Já no âmbito da Sociologia, Bourdieu, Dubar e Valle contribuíram para analisar como ocorreram os processos formativos e a socialização profissional dos egressos do IFC. A partir da abordagem qualitativa e seus procedimentos técnicos, acionamos um levantamento bibliográfico onde (re)visitamos estudos, artigos científicos, livros, dissertações e teses; também lançamos mão de documentos tais como legislação educacional, o Projeto Político Pedagógicos dos cursos e o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFC (PDI/IFC). Como instrumento de coleta de dados utilizamos o questionário como o acervo deste estudo: ele foi constituído por um rol ordenado de perguntas, que foram respondidas por meio digital, sem que a pesquisadora estivesse presente. No questionário constaram questões abertas, fechadas; tudo isto visando compreender o objeto de estudo em questão. Na introdução objetivamos contextualizar o leitor acerca dos objetivos deste estudo, bem como sobre os aportes teóricos e metodológicos que proporcionaram o movimento inicial para a aproximação do objeto. Na sessão dois realizamos uma abordagem histórica do Curso de Pedagogia no Brasil enfatizando a formação de professores e problematizando sua criação com relação a sua função de formar professores. A sessão três foi destinada a pensar a formação de professores em Santa Catarina para, logo em seguida, demarcarmos a criação do Instituto Federal Catarinense. Na sessão cinco, desenhamos o perfil do egresso participante da pesquisa, a partir do que eles “dizem sobre si” nos questionários respondidos. Na sessão seis, nos dedicamos a compreender os processos formativos e a socialização profissional de egressos do Curso de Pedagogia do IFC campus Camboriú e Videira, considerando seus movimentos no ensino, na pesquisa de na extensão. O estudo evidenciou que os processos de formação e de socialização profissional integraram-se aos processos formativos desde o início do curso; ou seja, a relação dos egressos com o corpo docente e com a estrutura curricular do Curso de Pedagogia a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão, permitiu a inserção no campo educacional de forma sólida e crítica. Observamos que os processos formativos e a socialização profissional orientou os egressos para o exercício do magistério, essencialmente na escola pública.

Presidente - 1715961 - MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
Interna - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Externa à Instituição - IONE RIBEIRO VALLE - UFSC
Notícia cadastrada em: 01/06/2021 11:35