Banca de DEFESA: JULIANA GUÉRIOS

DISCENTE : JULIANA GUÉRIOS
DATA : 19/05/2021
LOCAL: https://meet.google.com/pzx-equf-qxm

Diálogos entre PIBID e Residência Pedagógica: impactos na formação inicial docente

PIBID; Residência Pedagógica; Formação Inicial; Processos Formativos; Políticas Educacionais.

Esse estudo faz parte da linha de pesquisa: Processos Formativos e Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. A presente pesquisa tem como objetivo compreender como as experiências dos bolsistas de ID/residentes participantes dos Programas PIBID e Residência Pedagógica do IFC impactam na formação inicial docente. O estudo é de abordagem qualitativa, de perspectiva analítico-descritiva, com característica interpretativa. O objeto de estudo são os Programas de ID PIBID e RP. Os sujeitos participantes são cem (100) estudantes dos cursos de Licenciatura do IFC, bolsistas de ID/residentes dos Programas PIBID e RP. Nesse contexto, como instrumentos de pesquisa foram utilizados: o Questionário semiestruturado e o Grupo Focal. Como procedimento de análise dos dados, utilizou-se da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A discussão teórica está embasada na pesquisa bibliográfica e documental, e em autores como Tardif (2012); Nóvoa (1995; 2009); Marcelo Garcia (1999); Gatti (2014; 2016); Demo (2005; 2006; 2015). O perfil dos (as) participantes dos programas de ID se constituem de jovens, solteiros(as) e residem com a família. São, em grande parte, apenas estudantes no grupo do PIBID. Os residentes do RP se constituem, em sua maioria, de jovens-trabalhadores. Foram criadas cinco categorias de análise, a partir dos dados coletados nos grupos focais. Com relação a categoria: Inserção na Escola Pública: aproximação com as práticas docentes do cotidiano escolar, evidenciou-se que as vivências dentro do ambiente escolar oportunizadas pelos programas PIBID e RP se apresentam como espaços formativos qualificados e desenvolvem uma práxis a partir da inserção dos bolsistas de ID/residentes na escola pública. Em relação a categoria: Articulação Teoria e Prática: experiências nos programas de ID, identificamos que as práticas pedagógicas desenvolvidas nos Programas de ID possibilitam atividades como planejar, criar, elaborar, executar e refletir, tornando-se ações significativas durante o processo formativo inicial, ampliando a interlocução entre os conhecimentos teóricos aprendidos nos cursos superiores e as práticas pedagógicas elaboradas nos programas de ID. Na categoria: Construção de Conhecimento: Ações coletivas/ Uso de tecnologias e produção de materiais/ Pesquisa como princípio científico e formativo, as ações coletivas e supervisionadas são relacionadas à sensação de segurança, além de provocar o trabalho em equipe, por meio da pesquisa e reflexão oportunizando a elaboração própria das atividades; O uso de recursos tecnológicos e a criação de materiais alternativos também são expostos como momentos relacionados ao uso de novos métodos e metodologias, desenvolvendo habilidades como: pesquisa, criação e elaboração pessoal; A partir dos dados analisados, verificou-se que a pesquisa se apresenta como princípio científico e formativo na elaboração das práticas docentes realizadas nos programas de ID. Na categoria: Experiências, possibilidades e dilemas de ser/se sentir professor(a), ficou evidenciado que para a maioria dos bolsistas de ID/residentes, os programas de PIBID e RP contribuem com a construção da identidade profissional, influenciando positivamente na escolha pela carreira docente. Na última categoria analisada: Insurgências: outros diálogos sobre os programas de ID, inferiu-se que, a inserção da BNCC nos programas PIBID e RP, foi utilizada para leitura e fundamentação, de forma a orientar e não reduzir as práticas pedagógicas relacionadas aos programas de ID; quanto as horas obrigatórias, alguns residentes afirmaram conciliar bem com suas rotinas, contudo, não foi uma afirmação consensual, principalmente para os ‘estudantes trabalhadores’, que observam uma rotina um pouco cansativa, não podendo dedicar-se com qualidade ao programa. E em relação ao estágio, conclui-se que o IFC busca prover a integração em relação ao estágio curricular supervisionado e a realidade docente, apesar de algumas limitações. Em comparação ao estágio, os (as) residentes entendem o RP como uma opção que oportuniza o uso de metodologias mais significativas, por aproximar Educação Superior e Educação Básica, causando experiências que sugerem oportunizar mais segurança no trabalho docente. Também inferiu-se, a partir dos dados analisados, que o RP desenvolve mais atividades fundamentadas na pesquisa como princípio científico e formativo do que os estágios, ao estimular ações docentes, resultando em experiências mais significativas, que se tornam arcabouço teórico-prático para sua futura profissão. Consideramos, a partir dos dados analisados, que os programas de ID estão articulados com o currículo formativo do IFC promovendo a parceria entre Ensino Superior – Educação Básica, voltada à uma formação de professores (as) fundamentada na pesquisa, emancipação e autonomia. Os Programas cultivam a autoria, elaboração própria e questionamento reconstrutivo quando promovem experiências de inserção na escola desenvolvendo ações docentes que interligam teoria e prática.

Presidente - 2764188 - ALEXANDRE VANZUITA
Interna - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Externa à Instituição - TÂNIA REGINA RAITZ - UVI
Notícia cadastrada em: 12/04/2021 11:53