Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉA DE SOUZA GOIS

DISCENTE : ANDRÉA DE SOUZA GOIS
DATA : 05/02/2021
LOCAL: Sala Google Meet - http://meet.google.com/mjv-jpsv-qrb

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITAJAÍ: DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO MUNICÍPIO ATÉ OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS

Diretrizes Curriculares. Projetos Políticos Pedagógicos. Formação Continuada. Formação dos/as professores/as alfabetizadores/as.

Essa pesquisa realiza estudos na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Mestrado em Educação do IFC. O trabalho objetiva analisar como as Diretrizes Curriculares e os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) tem contribuído para formação continuada dos/as professores/as alfabetizadores/as. A metodologia é de cunho qualitativo (BOGDAN; BIKLEN, 1994; GATTI; ANDRÉ, 2010) com procedimentos de análise documental (GIL, 2008), questionário semiestruturado e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004; FRANCO, 2008). O objeto de estudo são o documento de Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Itajaí e os PPPs de três escolas (rural, periférica e central).  O intuito será identificar se os PPPs estão alinhados com as Diretrizes Curriculares, qual a concepção de alfabetização contemplada pelos documentos e concebida pelos/as professores/as e de que forma esses documentos tem contribuído para a formação e a prática docente. Os sujeitos da pesquisa é uma amostragem representativa (LEÃO, 2006) dos/as professores/as do ciclo de alfabetização (1º e 2º ano do Ensino Fundamental), tendo vinte e quatro participantes. Os estudos se fundamentam na base epistemológica da teoria histórico-cultural (VIGOTSKI, 1991, 2001; LURIA; LEONTIEV, 2010), além da discussão teórica embasada em alguns autores como Kramer (2004 e 1986), Soares (1985 e 1996), Mortatti (2006 e 2011) e Veiga (2013). Este tema de pesquisa se faz relevante porque, devido as atuais reformas curriculares, a formação do professor é tomada como centro das discussões, estando relacionada com a qualidade da educação, aqui mais especificamente da alfabetização. Os resultados e considerações da pesquisa está em fase de elaboração.

Presidente - 3803554 - MARILANE MARIA WOLFF PAIM
Interna - 1757038 - SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
Externa à Instituição - MARIA LAURA POZZOBON SPENGLER
Notícia cadastrada em: 28/01/2021 13:39