Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA RAQUEL SCHREIBER BONIATI

DISCENTE : SILVIA RAQUEL SCHREIBER BONIATI
DATA : 22/02/2021
LOCAL: Google Meet (https://meet.google.com/azv-ovnq-sdb)

A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GASPAR (SC) E SUAS RESSONÂNCIAS NA AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Políticas Públicas de Inclusão. Práticas Pedagógicas. Educação Inclusiva. Educação Especial

Esta pesquisa se encontra em andamento a qual resultará na dissertação de mestrado e  tem como objetivo analisar as diretrizes legais da Política de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Gaspar (SC) e traçar um comparativo com as práticas pedagógicas desenvolvidas junto aos sujeitos designados como público-alvo da educação especial no âmbito da rede municipal de ensino. Constitui-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental e bibliográfica, a partir de publicações de pesquisadores da área, documentos e legislações referentes às políticas públicas, ao público da educação especial, aos processos educativos e à educação inclusiva. Além disso, para a coleta de dados, adota-se a entrevista semi estruturada destinada às professoras de educação especial efetivas da rede municipal de educação de Gaspar (SC). Destacamos ao longo do estudo que a Política de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Gaspar (SC) se estabelece a partir da premissa de que a educação é direito de todos independente de sua condição física, sensorial, intelectual ou social. Para tanto realiza-se um percurso histórico priorizando os últimos vinte anos, destacando a implementação de políticas públicas de inclusão e a influência dos organismos multilaterais neste processo, através dos acordos provenientes de diversos eventos mundiais, dos quais o Brasil participou tornou-se signatário. Os estudos realizados até o momento, aliados aos elementos obtidos nas entrevistas nos permitem compreender que a inclusão escolar não depende unicamente de documentos legais e de diretrizes que orientem a atuação dos profissionais da educação, pois o processo de inclusão se dá através de um trajeto histórico, com ruptura de paradigmas, mudança de concepções e, sobretudo pela influência de fatores políticos, econômicos e sociais. Assim, espera-se que esta pesquisa possa ensejar reflexões e debates promissores quanto às políticas públicas de educação inclusiva, bem como sobre as práticas pedagógicas voltadas para o público da educação especial, e para além do campo subjetivo, que possa provocar transformações, dentro e fora do espaço escolar, por meio dos envolvidos nos processos educativos de inclusão.

Presidente - 1905263 - LIANE VIZZOTTO
Interno - 2253759 - ROGERIO SOUSA PIRES
Externa à Instituição - ROSALBA MARIA CARDOSO GARCIA - UFSC
Notícia cadastrada em: 21/01/2021 10:01