Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANE APARECIDA MARTINI

DISCENTE : TATIANE APARECIDA MARTINI
DATA : 25/02/2021
LOCAL: Sala Google Meet - meet.google.com/ivt-zamv-ngh

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NAS VOZES DOS ESTUDANTES CATARINENSES: um estudo no município de Joinville

Reforma do Ensino Médio. Formação de jovens. Formação de professores. Vozes discentes.

Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense, compõe a pesquisa de Mestrado intitulada “A Reforma do Ensino Médio nas Vozes dos Estudantes Catarinenses: um estudo no município de Joinville.” Tem como objetivo geral: Analisar a implantação da Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina a partir das percepções dos estudantes. Os objetivos específicos deste estudo são: Historicizar o Ensino Médio no Brasil focalizando a Reforma expressa pela Lei 13.415/2017; Contextualizar a implementação da Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina e Compreender as percepções dos estudantes acerca da Reforma do Ensino Médio. A respeito dos caminhos metodológicos, este estudo solicita abordagem qualitativa, por meio de procedimentos da pesquisa como: revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Este texto de qualificação apresenta uma introdução, dois capítulos teóricos e considerações provisórias. No primeiro capítulo realizamos uma contextualização histórica do Ensino Médio no Brasil com foco na Lei 13.415/2017, enfatizando as legislações que engendraram a dualidade educacional para esta etapa da Educação Básica. O segundo capítulo, analisa e descreve o percurso de implementação da Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina. São referenciais para os estudos realizados: Aguiar e Dourado (2018); Andrade e Motta (2020); Araújo (2019); Bardin (1977); Freitas (2019); Frigotto e Motta (2017); Gil (2002, 2008) Lakatos e Marconi (2003); Kuenzer (2011); Moura (2007); Filho, Moura e Silva (2015); Pessanha e Silva (2014); Rosa (2018); Saviani (2003, 2011, 2013); Silva (2014); Silva (2003, 2018a, 2018b); Triviños (1987); Zotti (2002) entre outros. Entre as considerações provisórias desta pesquisa em andamento, identificamos que Santa Catarina apresenta um grande alinhamento aos órgãos sistematizadores da Reforma do Ensino Médio, como o CNE, Consed e Undime. Este alinhamento não se restringe aos órgãos oficiais, mas também às instituições ligadas ao empresariado brasileiro como o “Todos pela Educação” e seus participantes, entre eles, o Instituto Ayrton Senna, o Sistema S e a partir de 2020, a rede estadual catarinense realizou um acordo de cooperação técnica, com o recém-formado Instituto Iungo. Este último, tem participado ativamente na formação continuada de professores e nas definições curriculares quanto aos Itinerários Formativos. O contexto da pandemia, levou a rede estadual catarinense a buscar formas para dar continuidade à implementação da Reforma do Ensino Médio, com o estabelecimento de parcerias com entes privados, tem apostado massivamente na formação continuada de professores, a fim de garantir a implementação do “novo” Ensino Médio. A análise dos dados demostrou até agora, que a implementação da Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina apresentou mudanças de direção ao longo do percurso, além disso, houve a dificuldade no cumprimento de cronogramas e metas. Outrossim, se por um lado, houve grande responsabilização das escolas, por outro, há um grande empenho no convencimento dos professores, por meio da formação dos docentes, o que tem limitado a resistência e estabelecido uma simulação democrática. Por fim, a oferta dos Componentes Curriculares Eletivos, do componente Projeto de Vida e das Trilhas de Aprofundamento, atravessam o currículo empobrecido e esfacelado que será oferecido aos jovens. Visto que, as escolas estaduais catarinenses não poderão oferecer todas as possibilidades, Santa Catarina reitera o discurso falacioso das infindas oportunidades de escolha, o que pode trazer consequências à formação dos jovens.

Externa à Instituição - MONICA RIBEIRO DA SILVA - UFPR
Presidente - 1755556 - FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
Interna - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Notícia cadastrada em: 19/01/2021 10:33