Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEUNICE MARTINS DE SIQUEIRA DA SILVA

DISCENTE : CLEUNICE MARTINS DE SIQUEIRA DA SILVA
DATA : 22/02/2021
LOCAL: Web Conferência - Google Meet

PROCESSOS EDUCATIVOS NA GAMIFICAÇÃO E ENSINO DE FRAÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE CAMBORIÚ/SC

Processos Formativos. Gamificação. Aprendizagem. Frações. Jogo digital.

A tecnologia está inserida no cotidiano das pessoas para além do que percebemos, e a geração atual já nasce imersa neste novo mundo digital. A escola tradicional já não os atrai, os jogos e os elementos de gamificação são ferramentas que se utilizadas corretamente podem auxiliar positivamente o ensino-aprendizagem escolar. Os professores por sua vez precisam aprender/conhecer essas novas tecnologias e também saber como utilizá-las tornando-as eficazes no seu planejamento. Um jogo pedagógico não pode apenas ser objeto de entretenimento, ele precisa ter objetivos de ensino claros, e para o professor avaliar quais jogos realmente cumprem seu propósito pedagógico precisa de ferramentas que o auxiliem na avaliação. Este é um dos objetivos desta pesquisa, avaliar, por meio do jogo Fraciomia o modelo de avaliação desenvolvido por Savi (2011) para que os professores possam utilizá-lo na avaliação de outros jogos pedagógicos. Visando a apropriação deste conhecimento, esta pesquisa apresenta vários elementos dos jogos que são importantes para criar um ambiente cognitivo mais propício para a aprendizagem. A aplicação do modelo de avaliação desenvolvido por Savi (2011) se dará por meio de questionário online, com professores de matemática da rede municipal de Camboriú na avaliação do jogo digital Fraciomia. O jogo Fraciomia apresenta o conteúdo de adição e subtração de frações com denominadores diferentes, em que a narrativa e o desenvolvimento do jogo não permitem sucesso com tentativas de erro e acertos, mas a aplicação dos conceitos do conteúdo apresentado. A avaliação dos elementos de gamificação presentes no jogo serão tabulados qualitativamente e quantitativamente pelas respostas do questionário. Espera-se com este estudo validar o modelo de avaliação e também o jogo Fraciomia como ferramenta para auxílio no ensino aprendizagem de operações com frações.

Presidente - 2322799 - AIRTON ZANCANARO
Externa ao Programa - 1801514 - CARLA MORSCHBACHER
Externa à Instituição - DANIELA KARINE RAMOS - UFSC
Notícia cadastrada em: 18/01/2021 09:58