Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE GALOTTA LUCENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE GALOTTA LUCENA
DATA : 10/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Camboriú
TÍTULO:

Educação Profissional/técnica na América Latina e Caribe: um estudo dos modelos formativos


PALAVRAS-CHAVES:

América Latina e Caribe; Educação Comparada; Educação Técnica Profissional; Sistemas de Ensino; Modelos Formativos e Curriculares.



PÁGINAS: 91
RESUMO:

O presente estudo (em desenvolvimento), intitulado “Educação Profissional/Técnica na América Latina e Caribe: um estudo dos Modelos Formativos”, acha-se inserido na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais, do Programa de Pós Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense/Campus Camboriú. Tem como objetivo principal conhecer os modelos de educação profissional e tecnológica na América Latina e Caribe, a partir dos modelos formativos com vistas à Educação Comparada. A escolha pela região da América Latina e Caribe e respectiva justificativa, têm dentre as suas bases a Conferência Mundial sobre Ensino Superior, ocorrida em Paris no ano de 2009, promovida pela UNESCO, a qual conclamou a todos para a mobilização intelectual em prol do entendimento e produção acerca da América Latina. Na esteira desse entendimento, focamos o olhar para a Educação Profissional/Técnica (EPT) dos diversos países que compreendem a região, com vistas ao conhecimento mais aprofundado da mesma, a fim de: - identificar quais países possuem educação profissional e tecnológica; - caracterizá-la com vistas aos Estudos Comparados no campo da Educação Comparada; - conhecer as bases legais que alicerçam a EPT dos referidos países; - descrever como a EPT se insere nos sistemas de ensino; e por fim, - identificar as concepções de educação (EPT) em cada um dos países que compõem a região. No aspecto metodológico, caracterizamos como pesquisa exploratória, documental e descritiva. Para realização da mesma, estão sendo feitas consultas em sites governamentais, destacando as legislações que definem a estrutura de ensino, buscando as semelhanças e diferenças entre os distintos sistemas dos países (região) em questão. Quanto aos procedimentos técnicos a revisão bibliográfica, tendo por base a (re)visita de estudos por meio de artigos científicos, livros, dissertações e teses - na direção de um breve Estado da Arte, dará embasando teórico metodológico, e às respectivas análises. A priori, as categorias e autores que estão sustentando a proposta dessa pesquisa são: - Educação Profissional e Tecnológica (SILVA,  2016); Sistemas de Ensino (SAVIANI, 2018) - Território/espaço (América Latina e Caribe); - Sul/Sul;  (SANTOS, 1997; SANTOS, 2003); Educação Comparada (NÓVOA, 2009); Decolonização (STRECK, 2010); - Currículo e Poder (APPLE, 1989). Provisoriamente, os achados (empíricos) indicam que temos acesso fácil às legislações gerais existentes, a legislação que estrutura a EPT está, em diversas situações dispersa tanto na legislação geral da Educação quanto em normativas específicas; até então o Haiti é que apresenta a pior estrutura, tanto física quanto normativa, tendo de ser descrita por intermédio de fontes secundárias.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1757038 - SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
Interna - 1755556 - FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
Externo à Instituição - DANILO ROMEU STRECK - Unisinos
Notícia cadastrada em: 07/01/2021 12:34
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