Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL FACHINI

DISCENTE : DANIEL FACHINI
DATA : 22/02/2021
LOCAL: Sala virtual - meet

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: laicidade do Estado e diversidade de expressões religiosas (Santa Catarina, 1997-2019)

Palavras-chave: ciências da religião, currículo, diversidade religiosa, laicidade.

A sociedade brasileira é caracterizada pela miscigenação de raças, culturas e crenças. A diversidade de expressões religiosas no país, em especial, decorreu do processo de colonização, que proporcionou, mesmo de forma não intencional, a convivência das diferentes tradições, indígena, negra e europeia, em ambientes comuns. A escola, na atualidade, é um espaço onde estas diferenças se tornam perceptíveis, principalmente nos momentos em que se discutem questões humanas e relacionadas à espiritualidade e ao transcendente. O estado de Santa Catarina é um dos pioneiros na formação docente nesta proposta de Ensino Religioso sob a perspectiva das Ciências da Religião. Neste contexto, parte-se da hipótese de que a formação de professores para o Ensino Religioso nos cursos de licenciatura em Ciências da Religião e Ensino Religioso do / no estado de Santa Catarina se constitui em grande desafio, considerando a laicidade do Estado e a diversidade das expressões religiosas. Apresenta-se a seguinte questão-problema: Como compreender a constituição do currículo de formação de professores para o Ensino Religioso nos cursos de licenciatura em Ciências da Religião e Ensino Religioso do / no estado de Santa Catarina, considerando a laicidade do Estado e a diversidade das expressões religiosas? A fim do entendimento quanto a esta questão, tem-se por objetivo central investigar a formação de professores para o Ensino Religioso nos cursos de licenciatura em Ciências da Religião e Ensino Religioso do / no estado de Santa Catarina, considerando a laicidade do Estado e a diversidade das expressões religiosas. Foram investigadas instituições que ofertam a formação em Ciências da Religião ou Ensino Religioso, na modalidade de licenciatura. As instituições pesquisadas foram eleitas conforme cadastro no Sistema e-MEC, cujos dados foram extraídos em 16 de dezembro de 2019, encontrando-se registro de 6 cursos de licenciatura em Ciências da Religião / Ensino Religioso iniciados e com situação “em atividade” no estado. As coordenações destes cursos foram contactadas, via e-mail, por ofício apresentado as intenções da pesquisa e solicitando o Projeto Político Pedagógico dos cursos e demais documentos relativos e considerados relevantes. Com estes documentos, os currículos dos cursos ofertados, neste território, estão sendo analisados perfunctoriamente, submetidos a uma análise de conteúdo, sob a ótica das categorias diversidade e laicidade. A dissertação estará estruturada em três capítulos: o primeiro, relata sobre os professores para o Ensino Religioso, do proselitismo às Ciências da Religião. O segundo, discute as concepções acerca da laicidade e diversidade religiosa: um olhar sobre os princípios e diretrizes dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Ciências da Religião e Ensino Religioso do / no estado de Santa Catarina. O terceiro, versa sobre o desafio da abordagem da laicidade e da diversidade religiosa, pela análise das matrizes curriculares e nos ementários dos cursos de licenciatura em Ciências da Religião e Ensino Religioso do / no estado de Santa Catarina: entre o proselitismo e a ciência.

Presidente - 1843283 - SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
Interna - 1715961 - MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO