Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE PAULA SALINI MIRANDOLA

DISCENTE : VIVIANE PAULA SALINI MIRANDOLA
DATA : 28/01/2021
LOCAL: Webconferência via ferramenta google meet

Condições de acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência nas bibliotecas do Instituto Federal Catarinense - IFC

Inclusão. Acessibilidade. Bibliotecas do IFC.

Este trabalho objetiva investigar quais são as condições de acessibilidade e inclusão oferecidas pelas bibliotecas do Instituto Federal Catarinense (IFC) à pessoa com deficiência. O problema centra-se em como as bibliotecas do IFC contemplam a acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência. Os integrantes da pesquisa são os servidores das 17 bibliotecas que compõem o Sistema Integrado de bibliotecas do IFC (SIBI – IFC). A pesquisa configura-se como qualitativa, descritiva, interpretativa, bibliográfica e documental. A coleta de dados é realizada por meio de dois questionários semiestruturados on-line aplicados com a ferramenta Google Forms. Um dos questionários é direcionado ao responsável de cada biblioteca e tem como objetivo a identificação das condições de acessibilidade das bibliotecas, à luz da Norma Brasileira (NBR) 9050/2020. O outro questionário é destinado a todos os participantes da pesquisa, visando identificar suas percepções a respeito da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência nas bibliotecas. A análise dos dados ocorrerá por meio da análise conteúdo fundamentada em Franco (2008) e Bardin (2011), quando será realizada a triangulação entre os dados, os documentos do IFC, a legislação nacional e os referenciais teóricos que abordam questões relacionadas à acessibilidade e à inclusão da pessoa com deficiência. Até o momento, com o desenvolvimento do estudo bibliográfico identificamos que as bibliotecas têm sua história fundamentada em projetos culturais e sociais, fatores que também perpassam a concepção de deficiência e o atendimento à pessoa com deficiência no decorrer da história da humanidade.

Externo à Instituição - MARCO ANTÔNIO MELO FRANCO - UFOP
Presidente - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Interno - 2253759 - ROGERIO SOUSA PIRES
Notícia cadastrada em: 21/12/2020 11:25