Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANE HINTERHOLZ

DISCENTE : LUCIANE HINTERHOLZ
DATA : 10/12/2020
LOCAL: Sala virtual - google meet

PROCESSOS FORMATIVOS E SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS CAMBORIÚ E VIDEIRA (2010- 2016)

Processos Formativos. Socialização profissional. Egressos. Pedagogia. Instituto Federal Catarinen

Em desenvolvimento na linha de pesquisa “Processos Formativos e Políticas Educacionais”, do Programa de Pós Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, o estudo intitulado “Processos Formativos e Socialização Profissional de Egressos do Curso de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú e Videira (2010-2016) tem como objetivo analisar os processos formativos e a socialização profissional de egressos dos Cursos de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú e Videira no período recortado. Esta instituição tem ofertado licenciaturas desde sua criação, que se deu por meio da promulgação da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Assim, este estudo possui como cerne o Curso de Pedagogia e, de maneira ainda mais específica os processos formativos e socialização profissional de egressos desse curso no IFC nos campus mencionados. Pesquisar egressos é uma prática importante no atual cenário brasileiro, pois proporciona a obtenção de um conhecimento sobre o próprio curso e o acesso dos recém-formados ao mundo do trabalho. Por meio destes estudos ainda se pode obter contribuições para a construções de políticas para os cursos de licenciatura. Está fundamentado na abordagem qualitativa de pesquisa e quanto ao seus objetivos é explicativa, considerando que busca identificar os aspectos que  determinam ou cooperam para que os fenômenos relacionados aos processos formativos e à socialização profissional de egressos do Curso de Pedagogia possam ser interpretados e explicados, tendo em vista que permitem esquadrinhar o conhecimento sobre esta realidade específica. Quanto aos procedimentos técnicos também realiza uma revisão bibliográfica, pois (re)visita estudos artigos científicos, livros dissertações e teses, sem pretender ser uma pesquisa bibliográfica. Lançamos mão do questionário como instrumento técnico de coleta de dados, pois elaboramos um instrumento que é constituído por um rol ordenado de perguntas, que estão sendo respondidas por escrito e por meio digital, sem que a pesquisadora esteja presente. No questionário constam questões abertas, fechadas e semiestruturadas; tudo isto visando compreender o objeto de estudo em questão. A estrutura do estudo está apresentada da seguinte forma: na introdução destacamos o tema; a justificativa que apresenta a relevância pessoal, social e científica do estudo; os objetivos geral e específicos; a metodologia; aspectos do aporte teórico; a divisão do texto e nuances da conclusão. No capítulo 2 nos aventuramos por caminhos que abordam historicamente o Curso de Pedagogia no Brasil, bem como debatemos sobre sua função de formar bacharéis ou licenciados quando de sua criação. O terceiro capítulo discute a formação de professores em Santa Catarina, considerando a educação neste estado na primeira metade do século XX, por meio de uma visão geral e também a formação de professores em especial nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A proposição do quarto capítulo é tratar o Instituto Federal Catarinense, o Curso de Pedagogia e o perfil do egresso. Acionamos aspectos da constituição desta instituição, bem como elementos da criação do Curso de Pedagogia e também tratamos questões sobre o currículo deste curso nos campus Camboriú e Videira, para então “desenharmos” o perfil do egresso por meio dos dados pessoais. No quinto capítulo para compreender os processos formativos e socialização profissional de egressos lançamos mão da categoria trajetória escolar e da formação recebida na instituição nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão em cada campus. Nas considerações finais estão destacados os principais resultados da pesquisa, bem como aventamos novas possibilidades de estudos sobre o objeto acerca do qual analisamos os processos formativos e a socialização profissional, o que se constitui uma contribuição efetiva para a construção do campo da história da educação catarinense e brasileira e favorecendo a consolidação do IFC como instituição formadora de professores, por meio da oferta do Curso de Pedagogia.

Presidente - 1715961 - MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
Interna - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Externa à Instituição - IONE RIBEIRO VALLE - UFSC
Notícia cadastrada em: 05/11/2020 10:59